Coisas Coisadas

Uma vez sentada com a minha mãe tomando café, contando histórias engraçadas do dia-a-dia que acontecem no posto de saúde a qual minha mãe trabalha. E uma das histórias que me chamou mais a atenção foi a história de uma de suas amigas que não morava em Florianópolis, mas era carioca. E ela tinha notado que os “manézinhos da ilha” tinham a mania de falar “coisa”.

Afinal, coisa é verbo? A princípio é uma pergunta besta, mas já parou para notar como o povo (ou pelo menos os manézinhos) tem a mania incrível de conjugar o verbo “coisa”?

“Maria, coisei o cachorro”, “Coisasse Nestou? Mas eu falei que não era pra Coisar!”, “Ah! Mas agora já coisei e já ta coisado!”

Por que “coisa”? Eu fiquei a manhã pensando, coisa seria um verbo oculto? “Coisa” serve pra substituir pronomes?

Ah, mas é claro que não é verbo, ninguém “coisa” de verdade, porque “coisa” é que nem verbo inglês “do”, “did” ou “will”, não tem significado próprio.

“Juana, comprasse pão?”, “Sim eu coisei.”

Mas há quem não entenda essa língua da coisa, e não compreende o que esta coisado na frase.

Essa amiga da minha mãe, que eu falei no início, passou por um problema como esse. Uma dia uma mulher ligou pra ela desesperada. Pedindo ajuda com os seus problemas matrimoniais.

-Maria, Maria! Me ajuda mulher!

-O que houve Dalva?

-Meu marido! Ontem, tava me coisando, e eu fiquei num canto com ele me coisando!

-Ai meu Deus! – a amiga arregalou os olhos imaginando qualquer coisa que pudesse ser coisada num canto.

-Então, então! Com os meus filhos em casa!

-Mas que horror! Que trauma! Que baixaria!

-Ô guria! Tu nem sabes de nada! Cruzi.. Nem me alembre!

- E então você pediu ajuda?

-A polícia guria! Meu guri pequeno pediu ajuda, ele chamou a pulícia!

-E A POLÍCIA CHEGOU NA HORA???? – exclamou a amiga aterrorizada.

-Então, então! Pois ela veio, e ele ainda estava me coisando!

-Ai, mas que vergonha traumatizante pra você! Seu marido é um pervertido!

-Pervertido? – Dalva estranhou.

-Sim ué! Ele não estava te coisando?

-Tava poxa. Me coisando de tudo quanto é maneira!

-Espera ai! Não estou entendendo mais nada! Que coisa é essa??

Nem Dalva e nem Maria sabiam que coisa era essa! Mas “coisa” estava causando muito problema até descobrirem pra qual motivo esse suposto verbo estava sendo usado.

Pois é uma coisa fazer a “coisa” de um verbo conjugável

Eu coiso

Tu coisa

Ele coisa

Nós coisamos

Vós coisais

Eles coisam

Mas que coisa! Esse texto esta uma coisa de loco!

Coisa de loco?

O que é exatamente uma “coisa de loco”?

Eita coisa complicada de coisar!

Nannye
Enviado por Nannye em 06/06/2007
Código do texto: T516476