E AGORA PROFESSOR?...

E agora professor?... 

Chegou a nossa vez e hora de falarmos sobre poesia, mostrar para todos como é bom exprimirmos nossos sentimentos. Não vamos ser só práticos, mas vamos mostrar na sala de aula que podemos trabalhar; brincar compondo poesia, declamando em voz alta para que todos possam escutar.
Vamos escrever na lousa, algo sobre o que entendemos de poesia que decerto será lida. Vamos brincar de quem é quem com nossos alunos para que estes certamente conheçam melhor o que é ser poeta. Vamos incentivar nossos alunos a ler e escrever.

E agora professor?...

Nós que podemos ter influência sobre o que ele lê. Incentive a leitura para seus alunos porque uma boa leitura desperta sentimentos, nos faz imaginar o que possa acontecer. Deixe seus alunos comentarem sobre autores que o mesmo goste de ler. São tantos, são inimagináveis gêneros de poesias a nosso dispor aonde vamos navegar de um continente a outro num mesmo barco que tanto nos fala de sentimentos. Leia Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Morais, Cora Coralina, Cecília Meireles, Patativa do Assaré, Maria José, Diná Fernandes, ou, simplesmente, Alexandre d’ Oliveira, este que para você escreve.

Chegou a hora de juntos podermos compartilhar da poesia para nossos alunos. Porque “todo poeta é um fingidor da dor que realmente sente” (Fernando Pessoa).

Digo mais professor nestas visitas a tantas escolas eu vi os olhos destes como bem brilhavam quando certamente recitavam poesias e pasmos ficavam com a história que liam e até conheciam de perto seus próprios autores.

Saiba que você levando a poesia para a escola você está ajudando a educar nossos alunos e quem sabe meu caro alfabetizador seus conhecimentos se ampliem, pois a poesia abre as portas da sua imaginação. E quando aberta deixe o pássaro que nela se encontra voar livre sem que nada o preocupe porque todos nós somos sonhadores, e sendo assim deste modo queremos nosso saber dentre tantos alunos nossa história propagar.