SOU GRATA A ELE

Minha avó sempre contava da saga de seus pais. Eles migraram da bela Itália para tentar a vida no Brasil, isso em 1887.
Sempre que ela narrava a saga dos seus, o que mais me assombrava, era a falta de notícias dos familiares que ficaram lá, em terras Européias.
Dizia minha avó, que uma carta levava mais de meses para chegar de volta, isso quando voltava.
Para mim, parece que esse tempo, faz tanto tempo que passou, às vezes nem acredito que existiu.
Nessa semana a Apple, lançou o iPhone 4, e percebo o quanto a tecnologia avança em ritmo acelerado.
Reconheço a preciosidade das inovações na área, porém, me assusta um pouco o afã, com que as pessoas buscam obter os últimos lançamentos.
Na semana passada, meu filho passou algum tempo em um site de compras, para obter o novo produto da Apple.
Dois dias depois a encomenda chegou, no dia prometido.
Fiquei observando-o, enquanto abria a embalagem, e quando enfim teve o novo aparelho nas mãos os olhos brilhavam.

Hoje, passando em frente a uma das lojas da Apple, que fica na 5ª Avenida, vi uma fila imensa de pessoas, esperançosas de conseguirem comprar o novo iPhone 4s.
Eu, nunca ficaria  em uma fila gigantesca como aquela, para comprar um aparelho novo. Mas, devo confessar, que, também curto a tecnologia e fico perdida sem meu iPad, iphone ou meu laptop por perto.
Esses aparelhos me deixam conectada com o mundo, e mais perto do meu filho, mesmo estando a milhares de quilômetros de distância.
Me comunico com ele, por e-mail, skype, msn, aim. Onde ele estiver pode me responder e-mails, graças a esses fantásticos iphones.

Ontem, estávamos viajando em uma estrada, e queríamos saber se havia por perto um restaurante de nome tal.
Pronto! Em poucos segundos, acessando o novo aparelho, achamos o endereço, e meia hora depois, a família toda estava sentada no restaurante desejado.

Mas, voltando aos meus bisavós maternos, eles, nunca mais voltaram para a terra natal. E contava minha avó, que morreram saudosos dos parentes queridos que deixaram por lá. As notícias foram sempre esparsas. E a saudade foi companheira deles, durante toda vida, e com certeza, existiam também, no coração dos parentes que na Itália ficaram.
Fico pensando, quanto deve ter sido difícil, para eles, como a distância era distante mesmo, sem a possibilidade de comunicação, que hoje existe.
Por isso sou imensamente grata a Steve Jobs, por sua inteligência, capacidade de criação, arroujo, determinação.
Graças e esse gênio, mesmo vivendo muito longe do meu filho, minha saudade é aliviada, por toda essa tecnologia magnífica, criada pela mente poderosa desse homem que viveu a centenas de anos luz, à frente de sua geração.
Sem dúvida ele faz parte de um grupo seleto de espíritos, que de vez em quando chegam ao planeta, para gerar progresso.
E ele, sem sombra de dúvida mais que cumpriu sua missão.
Sempre digo, podemos ser saudosistas, eu mesma, sou uma.
Mas, um número grande de pessoas, não concebem mais a vida, sem um computador, celular, ou uma máquina de lavar roupa.
Gostaria de ter o sossego, e o romantismo do passado, aliado a tecnologia do presente.
Hoje, pouco me adiantaria estar sentada no banco da praça, olhando a banda tocar no coreto, se não tivesse no colo um laptop, para me conectar com o mundo.
Bom seria, poder ter os dois, a calma de ontem, e o conforto de hoje.



(Imagem: Lenapena)
Esse texto é uma Reedição, foi postado pela primeira vez em 2011.

 
Lenapena
Enviado por Lenapena em 18/03/2015
Reeditado em 18/03/2015
Código do texto: T5174167
Classificação de conteúdo: seguro