Zé e Mané

__ Ô compade Mané, o seu menino foi pra escola, hoje?

__ Foi nada, compade Zé!

__ As escola desse ano, eu acho que só vai começar no fim do ano. Os meninos vão, talvez, fazer uma prova só, se passar tá aprovado. Agora sem estudar compade, acho que os bichim véi vão é repetir de ano.

__ O negócio da sério compade Mané! Além das escola num começar, antes disso, já tão dizendo que num tem transporte. E se num tiver transporte como é que nós vai fazer, home?

__ Sei não compade, Zé! Só sei que os meus meninos vai nem que seja amuntado no lombo do jumento. Comprei um jumento apulumado pra no caso disso acontecer. As escolas já num é de qualidade, ainda mais com um atraso desse, home. Os bichim véi tão mais atrasado que relógio paraguai.

__ É verdade meu compade! E as bicicretas que deram no ano passado. Só tem mesmo os ferro. O governo dá umas bicicretas véia de material que num vale nada, que só dá é prejuízo. Pensa que a gente tem condições de tá todo mês nas oficinas.

__ Mas compade Zé me diga como é que um país vai pra frente com um tanto de robo que tem desses políticos safados. E só quem se lasca é nós. Ficamo aqui esperando as mioras e eles lá no bem bom com as nossas custas.

__ Pois é compade Mané, se as coisas num miorar nós vamo tê que bater as panelas também. Nós pega umas panelas assim bem grande que é pra eles escutar lá na Brasília. Cê num tem umas panelas boas aí não compade?

__ Compade tê, tenho, mas num vou com uma arrumação desta não, sô! As minhas panelas já tão pouca, se eu bater num fundo delas pode até caí. Aí lasca de vez. Mas eu me lembrei agora compade que lá no fundo do quintal tem uma daquelas panelas antiga de ferro que era da minha avó. Será que presta?

__ Compade cê é besta! Essas é que é boa! A bicha da um tinido tão forte que espanta até raposa.

__ Pois pronto! Vamos esperar as coisa miorar. Se num miorar a gente bate as panelas.

__ Esse governo pensa o quê! Talvez ele pense que a gente é zémané.

__ Num é não compade, Zé?

__ É comapade Mané.

Pedro Barros.

Barros Nasimento
Enviado por Barros Nasimento em 19/03/2015
Código do texto: T5175435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.