FESTAS JUNINAS OU CARNAVAL??????

ATÉ CERTO TEMPO, era encantadora as festividades juninas no Nordeste. Isto não quer dizer que se sepultou totalmente o brilho, mas no quesito músicas, há pecados extremos contra a cultura da época, principalmente pelas bandas de forro doravante denominadas "estilizadas".

É de estilo mesmo. Não se sabe mais, se o andamento rítmico das músicas é junino ou carnavalesco: a INOVAÇÃO DA "ELÉTRICA".

Agora as bandas apostam nas "músicas elétricas": uma mistura de forró estilizado com frevo que dá num ritmo quase baiano. Não é um arrasta-pé: as pessoas vão atrás dos "trios elétricos" pulando como se estivéssemos em plena época de carnaval.

Falta criatividade. Não sou da geração de Luiz Gonzaga, do autêntico "forró pe-de-serra, mas valorizo e aposto nestas músicas. São "forrós" de verdade. Cada coisa ao seu tempo.

Lamentavelmente o estilo "elétrico" caiu na graça e no gosto da maioria dos forrozeiros, principalmente os mais jovens.

Percebo que a cada ano sepultamos um pouco de cultura e despertamos robôs maus programados para suprimir a carência.

"Oh, que saudade que sinto, das noite de São João"... Outrora cantara o Rei do Baião, o inimitável Luiz Gonzaga.

Isso que presencio por aí, em Caruaru, Campina Grande e outras cidades não são festejos juninos, mas um desmantelo sem nome prefixado.

Os bons tempos, não voltam mais.