BRASILEIRO ESTREIA COM VITÓRIA NA F1 2015: ME ENGANA QUE EU GOSTO

Esta é uma crônica bem crônica devido à importância do assunto. A gente que não tolera mais a Rede Globo vê a emissora apenas em passagens por locais pelo caminho de casa onde há um idiota que ainda assiste essa porcaria. Com isso, a gente sabe da programação dela só o que é falado nas chamadas. Nisso, vi noticiarem que um brasileiro obteve a marca de melhor estreia brasileira em uma temporada de Fórmula 1. Um tal de Felipe Não Sei de Quê venceu a primeira prova do esporte motorizado produto de imprensa, que foi disputada não sei aonde porque não perco meu tempo dando atenção para essa inutilidade que não enche bolso e nem barriga de ninguém que fica de frente para TV vendo carro dar voltas e fazer barulho.

Aí, o fato serviu para eu me tocar: "Aí tem golpe". E é claro que o golpe que eu me referi para mim mesmo é algo do tipo "deram a vitória para o brasileiro para a Globo se satisfazer e noticiar". Que a Fórmula 1 é um circo midiático, que serve para render notícias, faturar dinheiro com exposição de marcas e tapar a visão da audiência que atinge, e que não se deve confiar nos resultados desse tipo de "competição" eu estou careca de saber. Mas, penso eu, o buraco é ainda mais fundo. A Fórmula 1 na Globo há anos que é um fiasco. Ninguém vê essa merda. E isso é ruim para a emissora, que é vaidosa e não gosta de dar o braço a torcer e mexer na programação, prefere usar sua influência e mexer os pauzinhos, afinal, o certame é show mesmo, pois ela precisa de ibope para insistir na chatice da narração do Galvão Bueno contando os acontecimentos fantasiosos das entendiantes voltas e paradas no pit stop que os pilotos dão e fazem. E é também ruim para o esporte perder a transmissão de um aliado forte para assediar, abobar e recrutar a atenção dos brasileiros para o importante mundo da alta velocidade sobre quatro rodas. Mamatas acabam se assim não for.

Pode esperar que o Brasil vai ter novamente um campeão de Fórmula 1 este ano. É, claro, se não se importarem com os ruídos, como este aqui, que suspeitam de mais um golpe em cima daqueles que acreditam que competições pura e simplesmente disputadas conseguem sustentar a ganância por audiência que as televisões e demais veículos de comunicação têm pelo mundo a fora.

E tem mais: Ano que vem tem Olimpíada. E no Brasil. Nada mal se o Brasil chegar até lá com a bola cheia também noutros projetos de esporte, né mesmo? Se tudo é mídia, vamos midiatizar. Todo mundo gosta, todo mundo engole. Faz bem pro ego pensar que se é grande, que está tudo bem porque o país virou o ano como campeão mundial no surf, na fórmula 1 e no que mais inventarem.

Só falta para eles tirarem a Dilma. Este é que é o grande propósito. É bom deixar o povo otimista com o orgulho de ser brasileiro por causa de um cara que subiu no pódio, se puderem associar isso ao "fora Dilma" fica ainda mais fácil de tirar a coitada. E olha que eles podem. E depois, a Copa eles não queriam não, mas tiveram que engolir a Dilma no poder durante a realização. Se humilharam, babaram ovo no vestido da presidenta, suportaram o que tiveram que suportar para não falhar a Copa, que era muito do interesses deles, pelo menos a realização. Tiveram que engolir o fato de o Lula estar no poder quando do sorteio do país para sediar o evento maldito e tiveram que engolir o de o PT ter estado no controle da nação – e com isso da realização do evento – durante todo o processo.

Já as Olimpíadas eles não querem que seja assim não. Eles querem tirar o PT da reta o mais rápido que puderem. Eles têm planos para o Brasil brilhar no quadro de medalhas e eles lucrarem bastante em cima dos esportes e atletas brasileiros bodes expiatórios. Aparelhos de alienação popular. Se não conseguirem o que querem agora, ficar só eles da corte e gente deles no controle da nação e da realização do evento, ficar sem aquele sentimento de estar a dever favor pro PT e ainda fatiar o bolo com ele, vão ter que partir para a malandragem que usaram com a Seleção Brasileira na Copa 2015, aquele vexame todo. No caso, vão ter que colocar o país lá embaixo no quadro de medalhas e inventar outro Mensalão ou outra Operação Lava a jato. Do contrário, eles já sabem, a popularidade do Governo crescerá se o país for bem aventurado na competição mundial, para lá de tradicional e de prestígio máximo. E tudo ficará como dantes no quartel de abranches: Burguesia nacional, burguesia global, políticos e mídia mordendo o próprio rabo de tanta fúria por não conseguir se livrar do calo no sapato que é a Esquerda brasileira. Já havia pensado nisso?