FOLIA DE REIS, UMA PERSISTENTE TRADIÇÃO SECULAR

De tradição secular, a Folia de Reis, também conhecida como Reisado é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Essa manifestação cultural que surgiu na Península Ibérica, por volta do século XIII, foi trazida para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, isto é, no início da sua colonização, século XVI e ainda hoje mantém-se viva nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país, inclusive no Nordeste.

O Reisado ou giro da Folia de Reis que acontece quando os foliões, formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam, acontece todo ano entre os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, sendo este último dia o dia do encontro dos magos com Jesus, o dia da Festa de Reis.

O Reisado é uma festa pós-natalina, em memória aos três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar que, seguindo uma estrela que brilhava com imensa intensidade no Oriente, chegaram a Jerusalém. Eles interrogaram o rei da Judeia, Herodes, sobre o local exato do nascimento do Menino Jesus, Rei dos Judeus. Preocupado, com a ameaça da existência de outro rei, Herodes mandou que os Reis Magos se certificassem do ocorrido e lhe avisasse. Sua intenção era adquirir informações em relação ao enigmático que, de acordo com as profecias, deveria nascer em Belém.

Os Reis Magos, após presentear o Menino Jesus com incenso, ouro e mirra, foram avisados por um anjo, sobre as pretensões de Herodes, retornaram às suas terras por caminho diferente, sem nada falar ao rei da Judeia que, temendo a ocupação de seu trono, por outro rei, ordenou aos seus súditos que matassem todas as criancinhas nascidas em Belém, com idade de até dois anos. Outro anjo avisou José e Maria do risco que o Menino Jesus corria, e a Sagrada Família partiu para o Egito.

Esse acontecimento é lembrado todo ano durante a Folia de Reis. Os preparativos para os rituais começam cedo, porém, o auge dos folguedos é geralmente no dia seis de janeiro, instituído como o dia de Santos Reis.

Com a consagração do dia de Santos Reis surgiu a Folia de Reis que, como já disse, é realizada com um grupo de cantores populares que munidos de sanfona, tambores, violas, zabumbas e pandeiros, vão pelas trilhas rurais, caminhos, logradouros, ruas e avenidas, de casa em casa, louvando seus donos, oferecendo-lhes preces em forma de cantorias, saudando o Menino Deus, através de coreografias ricas e diversas, pedindo donativos para a festa.

A Folia de Reis classificou adornos do teatro natalino trazido pelos jesuítas à Festa dos Loucos, uma festa popular europeia da Idade Média, onde os participantes cantavam e batiam instrumentos a fim de despertar as pessoas. O nome vem da palavra filie, que significa loucura. A tradição da folia ganhou amplitude e se espalhou pelo dominado corredor das bandeiras, com influência direta dos Bandeirantes. Iniciaram por São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e se espalhou pelo Brasil, chegando também ao Nordeste do País.

Os elementos de devoção aos Reis Magos, com cantorias e encenações, adquiriram variadas formas. Em diversas cidades brasileiras a folia traz o reisado, desfile de apresentação dos três Reis Magos.

Gilson Vasco

escritor

Gilson Vasco
Enviado por Gilson Vasco em 25/03/2015
Código do texto: T5183057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.