Asteróide

Olá meus 23 fiéis leitores e demais 36 de quando em vez! Eis-me aqui, na Baca hora, no Baca dia e na Baca escrivaninha para mais uma crônica.

Sabiam que um asteróide de 740 metros, com quase 1km de diâmetro, passará pela terra hoje? O nome dele é 2014 YB35.

Diz o texto que li: (http://www.galeriadometeorito.com/2015/03/asteroide-proximo-da-terra-27-marco.html#.VRW8YfzF8X4)

"O asteroide intitulado 2014 YB35 viaja a uma velocidade média de 37 mil quilômetros por hora, ou cerca de 10,6 km por segundo, e vai passar a 4,4 milhões de quilômetros da Terra. Apesar de ser uma distância grande, em termos astronômicos isso é um encontro e tanto, ainda mais se considerarmos o tamanho dessa grande rocha espacial.

O asteroide 2014 YB35 foi descoberto em dezembro de 2014, e deve passar por aqui novamente em 2033, a uma distância menor, de aproximadamente 3, 3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Apesar de ser considerado um PHA (Asteroide Potencialmente Perigoso), ele não representa uma ameaça para a Terra. De acordo com dados da NASA e do NEO, existem cerca de 1.500 asteroides nessa mesma classificação".

Que importância tem essa noticia hoje e qual terá em 2033, quando o YB35 voltar? Talvez nenhuma, pois em 26 de janeiro desse ano um outro asteróide de mesmo tamanho, o 2004 BL86 passou a 1.3 milhão de quilômetros daqui e eu não fiquei sabendo de nada.

Nossas vidas continuarão do mesmo jeito, assim como a dos gatos, cachorros e demais bichos. A não ser que ele venha em direção à Terra. Bom, daí será uma notícia muito importante, a mais importante desde que a Terra surgiu, antes mesmo do homem aqui estar.

Em 2033 são boas as chances de eu ainda por aqui, visto que terei 68 anos e a expectativa de vida para o brasileiro do sexo masculino é de 74,9 anos. Se ficar na média, pelo menos, estarei ainda por aqui, de preferência caminhando, lúcido, escutando e vendo. Aos 74, estar assim, será legal.

Já o YB35 provavelmente vai estar do mesmo jeito e com o mesmo tamanho, viajando veloz pelo espaço sideral, que é tudo o que importa, no caso dele. Nós não, nós precisamos mais que apenas estar ainda em deslocamento, mesmo isso já consistindo numa conquista, além de ainda estarmos vivos. Precisamos viver com qualidade e, para isso, os ouvidos e os olhos devem estar em mínimas condições de uso, também.

Se estiver com todos os dentes na boca também será legal, podem ser eles naturais ou mesmo próteses, tanto faz. Se forem próteses, é sinal que terei $ suficiente para levar uma vida em boas condições.

Se eu estiver lúcido, lembrarei desse texto em 2033. Ela será a minha cápsula do tempo. Se o Recanto ainda existir, nos veremos por aqui, em 2033, para falar de novo do YB35, tendo importância ou não a sua visita.

Abraço.

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2015 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 27/03/2015
Reeditado em 27/03/2015
Código do texto: T5185413
Classificação de conteúdo: seguro