Ela chegou !

Ela chegou!

Finalmente depois de quase uma semana de espera, comprada pela Internet, chegou nossa nova TV, uma 46 polegadas com tudo de mais moderno que existe até agora.

Não, não é simplesmente uma TV e sim Smart TV, (um carioca diria: tv esperrrta) pois além de tudo é um computador e conecta na rede sem fio ( se diz wireless) e podemos acionar nossos sites favoritos diretamente nela, na sua maravilhosa tela superfina (fina não, slim que se fala ) iluminada por Leds, seja, lá o que isso for.

Colocamos no lugar de destaque em nossa sala, substituindo nossa TV antiga, que perto dela não passa de uma curiosidade tecnológica do passado.

E tem mais, veio com 4 óculos, pois agora podemos assistir filmes e shows em 3D parece que as imagens saltam da tela em nossa direção como a nos colocar dentro do filme ou show que esta sendo exibido.

No Manual que veio junto, mil siglas em inglês e uma descrição sucinta do que significam, pois o verdadeiro manual pode ser acessado pelo Controle Remoto diretamente na TV e ali ser consultado.

Sim a TV não possui mais nenhum botão, parece uma tela preta sem bordas que num primeiro olhar nos perguntamos, como liga?

Mas o Controle Remoto com mil botões e cores faz tudo, acessa até outros aparelhos que porventura sejam conectados a ela, pois na parte de trás ela possui todas as portas de acesso, USB, HDMI, AV, INT e várias outras que nem desconfiamos pra que serve.

Com tantos recursos e novidades precisamos chamar um técnico pra instalar e configurar nossa antena externa pois agora existem transmissões Full HD ou seja alta definição e realmente as imagens superam de longe até as telas de muitos cinemas pois vemos até as rugas das atrizes, impressionante.

De repente fiquei pensando em tanto recurso pra assistir o que, filmes e canais de documentários, pois a programação e nível de nossa TV vai pela ladeira abaixo há muitos anos.

Também de repente me veio a lembrança da velha TV Invictus que foi nossa companheira por muito tempo e que meu Pai tinha muito orgulho.

Ficava assim numa mesa de canto, no velho estilo anos 60 com pernas tipo palito e cujo tampo girava 360° permitindo direcionar a TV para todo canto da nossa pequena sala.

Tinha umas 17 polegadas de tela, porém era um cubo grande forrado por fora de fórmica cinza clara e numa das laterais uma reentrância com os botões de ligar/desligar, volume, vertical, horizontal e o maior de todos, chamado seletor de canais, numerado de 2 a 11 que a gente girava para selecionar o canal correspondente, na época em SP tínhamos apenas (ou eu achava que tínhamos) os canais 4 (Tupi) 5 (Paulista) 7 (Record) 9 (Excelsior) acho que nem existia o 13 (Band) mesmo porque nosso seletor só ia até 11 !

Lembro que meu Tio tinha uma da marca Mullard cujos botões de regulagem ficavam na parte traseira e para ver se a regulagem estava boa, meu Tio ficava mexendo e olhando no espelho da cristaleira da sala que refletia a tela da TV do outro lado, pois os botões sendo na parte traseira como regular e ver a tela na frente?

Pois muitas vezes era preciso acionar os famosos botões vertical e horizontal porque em muitas ocasiões as imagens “corriam” pela tela na vertical ou na horizontal e esses botões mágicos restabeleciam o equilíbrio e éramos felizes novamente.

Nem sempre os botões resolviam aí era preciso chamar o técnico, em nosso bairro naquele tempo era o famoso Zechetto, sempre de camisa preta (era fascista?) e mesmo sendo chamado com urgência, demorava dias para aparecer, só prolongando nossa angustia e deixando nossas noites em silêncio e sem distração.

Mas ele sempre vinha e de sua maleta cheia de componentes eletrônicos esquisitos, tirava um que ao substituir o da TV trazia para nossas casas a alegria novamente.

Claro, nem existiam as palavras led, digital, smart tv, internet, era uma época que a vida era mais simples e menos necessitada de tantos recursos como hoje, pra ser vivida.

Nossa Invictus não tinha tela plana e sim um enorme Tubo de raios catódicos que acionado por diversas válvulas que precisavam aquecer alguns minutos para que as imagens fossem aparecendo e para nós então num maravilhoso som Mono, trouxesse para dentro de nossas casas a então programação daquele tempo.

Ah, a programação daquele tempo!

Nessa velha Invictus assistimos cenas memoráveis:

A Copa de 1970, O Milésimo Gol do Rei, Os Festivais de Musica da Record, a febre da Jovem Guarda, Neil Armstrong dando o primeiro passo na Lua e falando a frase memorável, tudo em meio a chuviscos e fantasmas que mesmo mudando de posição lá no telhado da velha antena tipo “pé de galinha” quase nada acontecia, minha Mãe dizia que “eram eles” que causavam a imagem ruim e não nossa TV e eu ficava pensando quem seriam “eles”?

O Show do dia 7 da Record ( Meu Pai adorava o Fino da Bossa, com Jair e Elis) com grandes cantores e músicos, as famosas séries Bonanza, Além da Imaginação, Cidade Nua, Laramie, Dr.Kildare e a minha predileta Combat !

Lembro depois de um dos Festivais de Musica da Record (1967?) os artistas no intervalo dando entrevistas, todos fumando descontraidamente, inclusive o apresentador, Chico, Gil, Caetano, Rita, Arnaldo e Sérgio, Jair Rodrigues, Vandré, a bela Marília Medalha, o talentosíssimo Edu Lobo e muitos outros, todos muito jovens, mas já revelando um talento que até hoje não foi superado.

Peguei-me imaginando toda essa nova tecnologia de agora exibindo a programação da velha Invictus?

Não se pode ter tudo mesmo!