O modo de falar faz toda a diferença. Ao dar uma notícia você pode arranjar um inimigo para o resto da vida ou até matar alguém de susto. Para dar a notícia de que a tia do seu amigo caiu do telhado você tem que começar dizendo que o pijama dela caiu do telhado. Só depois é que você vai dizer que ela estava dentro. Quando a palavra é escrita é pior ainda. O outro não sabe que tom você usou. Tem a história do pai que recebeu um e-mail do filho distante dizendo: pai, mande-me dinheiro. O pai, revoltado, diz para a mãe do menino: veja o e-mail do seu filho: MANDE-ME DINHEIRO! A mãe, conhecendo bem o filho carinhoso que tinha, disse: não, querido, nosso filho disse apenas “Pai, mande-me dinheiro”.
Esse assunto me fez lembrar a história dos dois sábios.
Uma vez, um sultão poderoso sonhou que havia perdido todos os dentes. Intrigado, mandou chamar um sábio que o ajudasse a interpretar o sonho. O sábio fez um ar sombrio e exclamou: "uma desgraça, Majestade. Os dentes perdidos significam que Vossa Alteza irá assistir a morte de todos os seus parentes". Extremamente contrariado, o Sultão mandou aplicar cem chibatadas no sábio agourento. Em seguida, mandou chamar outro sábio. Este, ao ouvir o sonho, falou com voz excitada: "Vejo uma grande feli-cidade, Majestade. Vossa Alteza irá viver mais do que todos os seus parentes". Exultante com a revelação, o Sultão mandou pagar cem moedas de ouro ao sábio. Um cortesão, que assistira a ambas as cenas, vira-se para o segundo sábio e lhe diz: "Não consigo entender. Sua resposta foi exatamente igual à do primeiro sábio. O outro foi castigado e você foi premiado". Ao que o segundo sábio respondeu: "a diferença não está no que eu falei, mas em como falei".
Se estiver com raiva respire dez vezes antes de falar. Do contrário, você vai se arrepender. Na vida é assim também. Podemos embrulhar a notícia num papel áspero ou num papel de seda.
edina bravo
Enviado por edina bravo em 30/03/2015
Reeditado em 10/04/2015
Código do texto: T5188948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.