Pais e Filhos

Pensar a relação entre os pais e o filhos é cogitar a idéia de que nem sempre o papel de pai é exercido pelo indivíduo de mais idade. Em lares cuja estrutura familiar não foi bem estabelecida não é incomum ver os irmãos se auto-protegendo e ver os filhos abastecendo os pais de cuidados e atenção.

Ué, inverteram-se os papéis?

Talvez essa história é antiga, porém está usando roupa nova. Antes as famílias tinha inúmeros filhos e estes serviam como “mão-de-obra” para a família. O papel de prover a casa era compartilhado e, geralmente o(a) filho(a) mais velho(a) ficava responsável por cuidar dos mais novos.

Hoje a história se repete, mas alguns elementos foram acrescentados. É possível observar casas em que o pai ou a mãe ainda não estão preparados para ocupar essa função: discutem como adolescentes, sentem ciúmes ou desputam os filhos com o cônjuge, ameaçam sair de casa pra chamar atenção, não conseguem se estabelecer nos empregos, adquirem hobbies caros e incompatíveis com a realidade financeira da família... enfim, são muitos os casos, e não estamos falando da casa do vizinho, certo?

O que tem levado os filhos a se sentirem emocionalmente sobrecarregados com a falta de responsabilidade dos pais? Sabemos que a família é um sistema que busca a homeostase, sendo assim, alguém precisa desenvolver o papel de pai, mãe e filhos e quando esse alguém não cumpre com o “combinado”, outro alguém assume o lugar.

Pode ser que temos avançado em relação à responsabilidade compartilhada, porém temos que pensar se não estamos prejudicando as nossas crianças e adolescentes com problemas que não fazem parte dessa fase do desenvolvimento.

Sêmelle
Enviado por Sêmelle em 08/06/2007
Código do texto: T518950