RACIONAMENTO .


Mãe Está falando na escola de racionamento de água, como vamos fazer para tomar o nosso banho, escovar os dentes, plantar, tratar de nossos bichos?
Respondeu dona Clara.
Sei não Pedrinho, Deus sabe. Mãe! Mas isto
Está escrito também que a agua vai acabar? Pergunta Milena.
Dona Clara:
Sei não Milena, Deus sabe. As duas crianças preguntam: Porque tudo a senhora disse Deus sabe. Por um acaso ele conversa com a senhora?
Sim crianças.
A partir de hoje não pode gastar tanta água como tem gastado. Mas por quê? Perguntam eles?
(Mãe), porque não está chovendo crianças como antes e a seca começou em grandes partes das cidades. São Paulo, MG, Rio de Janeiro, Sertão Nordestino e outros. Então temos que economizar água?
(Mãe), Sim temos. Se precisarem escovar os dentes tomarem banho fechem as torneiras. Depois ligue. Milena pergunta: Porque está então gastando tanta agua com esta mangueira ligada mãe? (Mãe)! Não Milena eu estou enchendo este lago pra ver se tenhamos mais água no futuro... Mas, se a terra está tão seca e não está chovendo; como esta água vai continuar neste lago mãe? E não é que tem razão Milena. Por ser criança, parece mais inteligente do que eu. (Milena), Não mãe! Estou falando porque aprendi hoje na escola. Temos que economizar como também não encher lago que não tem fundura. Respondeu dona Clara: Crianças, crianças, elas nos surpreendem.
Dona Camila.
Hei Você ai, não acha que esta gastando água demaiss neste teu carro velho? Posso saber o que tem com isso? Quem paga minha conta sou eu. Mas, não sabe que não deves gastar tanta água lavando o que quer que seja. Seu Flávio.
Respondeu senhor Flávio: Vai cuidar de sua vida, vai lavar roupa dona Camila. Não acha que está interferindo na minha vida demais? Não tem o que fazer tome o pano e me ajude a enxugar o carro.
Resposta de dona Camila. Ufa! Mas é muito atrevido mesmo. Veja o senhor José já raspou a porta por mais de dez vezes, deu até pra encher a piscina dele. Vou ligar PRO- DISQUE DENUNCIA, e vou reclamar. Depois todos nos condôminos ficaremos sem agua por sua culpa. Respondeu senhor Flavio. Há me deixe em paz.
Dona Camila. Um dia vai se arrepender senhor Flávio, em brigar comigo só estou lhe avisando da falta de água que estamos tendo, e o senhor fica ai esbanjando neste teu carro velho. Siga exemplo de senhor José. Ele apaga todas as luzes, ele não deixa se quer uma luz acesa. Sabe quanto vem à conta de luz Dele? (45,00) reais... E lá são cinco pessoas que moram na mesma casa. Respondeu senhor Flávio.
Eu com isso com a vida dele. Eu sei da minha vida, e da minha família. Vai ver que eles estão fazendo gato ou nem toma banho, não lava roupas e, nem cozinham.
Dona Camila. Pra isso tua língua é grande não é mesmo senhor Flávio?
Senhor José responde: Gente pra que tanta briga; eu procuro economizar porque meu dinheiro é suado, da aposentadoria. E, o que meus filhos e esposa ganham, reunimos todos e, fazemos uma boa poupança para um imprevisto. Por isso economizamos. Mas não precisa ficar brigando, cada um é cada um. Mas devemos olhar mais os jornais, a TV, pra vê o que vem acontecendo, sendo assim passemos a dar mais valor nas nossas coisas. Se gastarmos mais é obvio, vamos pagar mais. Vocês acham que o governo merece tanto dinheiro nosso? Eles vivem de impostos. Disso, daquilo, eu não dou mesmo o meu pra eles. Dona Camila: Viu senhor Flávio! Falou a voz da verdade.
Senhor Jose: - Venha cá senhor Flávio, quero lhe mostrar uma coisa que está na TV agora veja isso!
Meu Deus! Ossada de animais? Sim! Estão morrendo de fome e sede, por falta de água em cada parte do mundo. Nossa muito triste. Eu não tinha visto isso. Nem assisto TV, só penso nesse meu carro, se tá limpo, ou sujo, diz senhor Flávio. Pois é amigo enquanto o senhor fica ai, discutindo com dona Camila, muitas coisas lá fora está acontecendo.
Senhor Flávio: - Dona Camila, mil perdão tá. A partir de hoje vou começar a economizar porque o negocio está feio mesmo.
João e esposa Claudia:
Nascia das aguas as fontes o amor; lindas e azuis águas que eu te levava pra mostrar a natureza que Deus temia. Então fica esta lição para todos; pois não haverá explicação.
Mas isso está acontecendo mesmo? Sim o rádio a televisão, os jornais, todos estão dando o noticiário. Meu Deus! Que dor profunda. Amo-o um banho demorado o que vou fazer? Enquanto tomo meu banho penso nas minhas belas poesias poéticas. Vou ficar pirado ou quase isso. Tenho uma visão embaraçada deste tal fato. É algo que envelhece a minha alma. É uma existência que machuca, e empobrece o bolso. E,
cansa a mente. É um velório sem defunto viver sem água; e sem energia elétrica não consigo imaginar...
Mas acho que são fatos, que esses políticos criam coisas para ver o pobre mais pobre. Não! Estou em plena convicção que tudo é verdade, não lê jornal marido, em que mundo vive?
Então vou usar meus planos! Abrir poços, lagos e fontes, quando a chuva cair de encanto meu rio vai encher. Nele vou banhar, e pensar em minhas prosas poéticas que tal mulher?
(Dona Claudia): Se está sintonizado, creio que a ideia é valiosa. E, o povo vendo seu nome aparecendo nos meios de telecomunicações; suas poesias serão reconhecidas junto as fontes de aguas vivas.
No dia seguinte o sol, não deixou as praias vazias. Pois a chuva caiu seus rios, lagos e, fontes encheram de lindas águas cristalinas. Isso se chama amor. Eu sei! Não precisa me dizer outra vez. Não era amor, era inverno.
Ah! Quem nos dera que o tempo de outrora pudesse voltar lindas fontes pelo deserto eu ia encontrar.
Nesses rios com águas claras eu ia me banhar... Como vessel; Ah! Quem nos dera estas águas pudéssemos gastar. Mas... agora temos que economizar... Pois os tempos para vida nos pedem para raciocinar... Anos atrás não ouvíamos falar desta história que deixou o mundo abalado. Mas creio que Deus não dá um fardo que não possam carregar.
As fontes ainda vão encher e desabrochar a primavera. As flores em seu tempo o mundo vai colorir...
Espere mais um pouco, que sei que irá sorri. Pois os pássaros e a aurora no chão, sobre os troncos cheios de hera sentavas-te sorrindo; de hora em hora, como dizia Olavo Bilac, trazendo nuvens pesadas de chuvas que os bosques vão cuspir pela natureza adentro...
Dona Clara. Esse meu marido! Como ama a poesia! Põe a mão no queixo e, começa a rir do marido. Ele continua o seu discurso poético.
“Esperemo-nos, amemo-nos e, acalmemo-nos! Pois é tempo de dizer ao mundo que esse corpo de rosa recendia, e aos meus beijos de fogo palpitava com a água acalmava o embelezamento de minha alma de amor e de cansaço; a preocupar com coisas que ainda não aconteceu apenas alvoroço que deixa o povo louco sem momentos pra pensar... A alma da terra gorjeava e ria... E o meio ambiente agradece.
(Senhor João):- Fatos verídicos sobre o cuidado com as águas e meio ambiente.
Se cada um fizer a tua parte o mundo será melhor... De toda forma, essa situação exige um reordenamento da questão da produção de energia e, de distribuição de água no Brasil, com medidas para agilizar a execução de projetos no setor e para ampliar a oferta, como a construção de novos reservatórios e a ampliação de hidroelétricas ou até de outras fontes de energia, como os parques eólicos. Alguém tem mais sugestão; para melhoria deste fato?

Rio Araçuai-MG
Angelly Negreiros
Enviado por Angelly Negreiros em 31/03/2015
Reeditado em 05/06/2015
Código do texto: T5190352
Classificação de conteúdo: seguro