A MORTE É A MELHOR INVENÇÃO DA VIDA

A grande frustração que temos certeza de que vamos ter: Passamos todas as horas da nossa vida achando que um dia morreremos, mas não teremos, enquanto encarnados, um segundo sequer para ter certeza disso. Quem garante que não está a morrer toda vez que consegue se vir a pegar no sono?

O ser humano sabe que não é imortal devido à morte de outros e não da dele. Se esta demorar muito a acontecer ele se desespera, pensa que ela não virá mais e deseja saber o porquê de com ele ser diferente. Pior ainda é se vir envelhecendo e meter na cabeça o medo de ver todo mundo morrer e por causa disso ficar sozinho, além de fisicamente acabado, para viver sabe-se lá até quando.

Eu refletia sobre isso enquanto eu, de pé e espremido, lia um livro dentro de um ônibus lotado. Quase não dava para respirar. O assunto para refletir a respeito eu encontrei no próprio. Incomodado por sempre me ver a ler nas lotações, alguém resolveu me perguntar porque eu estou sempre lendo. Quis antecipar minha resposta me perguntando se era para posar imponente de culto diante da plateia plebeia ou se eu pretendia influenciar os outros com um exemplo nobre e com isso mudar a cabeça de smartphone dos demais. Queria ele com isso saber se eu desejava ditar um padrão de postura e quem sabe impressionar mulheres que não se interessam por sujeitos que mantêm hábitos antiquados. Bem que eu gostaria que isso acontecesse. Mas eu não disse isso para ele.

Eu fiz foi perguntar para a plateia: "Vocês pensam que vão morrer algum dia ou acham que viverão para sempre?". Ao que me responderam: "Claro que sabemos que vamos morrer um dia, estúpido. Ninguém precisa ler um livro para saber disso.". E após fazer subliminarmente com que a plateia findasse as gargalhadas que diziam para mim que aquelas pessoas não desejavam ouvir de mim algo que as fizessem cair em uma real e se por em cheque quanto ao que se acostumaram a fazer e, com isso, se render a um livro, pus-me então a explanar o que eu tinha em mente.

Olhem para esse momento que compartilhamos agora. Todos estamos espremidos, se cutucando, tendo que sentir o hálito do outro, pois a conversa nervosa não pára. Os que estão sentados não estão muito melhor do que os que estão em pé. E pode ser essa pequena viagem até nosso destino os últimos momentos que viveremos. A morte está sempre prestes a acontecer. Não dá para prever quando será.

Pergunto para vocês: Desejariam morrer dessa forma, nesse mal estar dentro de um ônibus, se pudessem prever os últimos momentos que virão a ter nesta vida? Eu não desejo isso para mim. Essa é uma das razões pela qual eu me ocupo lendo. Se realmente houver outra vida após a morte, com toda certeza o que virará minhas últimas lembranças serão o que estava em meus pensamentos. E, no meu caso, seriam bons pensamentos, pois procuro nessas situações de desconforto e barulho ler o que me transporta para locais maravilhosos, me absorvem e me tomam a imaginação. Morreria eu sentindo prazer nessa ilustração.

E assim, a viagem prosseguiu mais silenciosamente pelo menos. Com pessoas tirando livros de mochilas ou procurando algo diferente do Whatsapp em seus celulares. E eu me lembrei da frase do Steve Jobs: "A morte é a melhor invenção da vida". Tudo se descobre sobre si e para tudo se prontifica quando se reflete sobre o advento dela.