REFLEXÃO SOBRE A MORTE

Irmãos e irmãs em Cristo !

Bom dia!

Estamos aqui reunidos para celebrar a passagem deste nosso estimado irmão Teófilo, da morte terrena para a vida eterna!

Clamemos com devoção e fé, a presença Trinitária em nosso meio: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém!

Caros irmãos, amigos e familiares de Teófilo, sabemos que sob o aspecto meramente humano, este momento de separação do nosso ente querido é marcado pela dor, mas, para nós cristãos jamais deve se revestir de desespero ou falta de esperança, na realidade é a dor da saudade, de todos os momentos belos pelos quais passamos juntamente com nosso querido irmão...

Porém, é preciso que nos lembremos sempre que pela “lei natural” ora vigente, é estabelecido que a “peregrinação terrestre” do homem tenha um termo final neste mundo, final este cujo dia só é conhecido pelo Redentor!... Assim sendo, é necessário que vivamos preparados para a qualquer momento termos nosso encontro definitivo com o Criador...

E que alegria saber que tal foi o caso de nosso estimado irmão Teófilo! Com sua vida soube dar o exemplo de um verdadeiro cristão!

Peçamos ao Senhor que conforte a sua família e seus amigos ante a dor da separação, mas, também nos alegremos com eles pela graça da ressurreição, reservada ao justo do Senhor!

A Santa Mãe Igreja nos ensina que “para ressuscitar com Cristo é preciso morrer com Cristo, é preciso deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor” (cf. II Cor 5,8; CIC §1005)

Este é o grande mistério da morte, onde o “enigma da condição humana atinge o seu ponto mais alto” (cf. CIC § 1006) Para aqueles que – como Teófilo – morrem em meio à graça de Cristo, tal morte é uma participação na morte do Senhor, a fim de poder participar também de Sua Ressurreição.

Este é o grande sentido e esperança da morte para o cristão, pois, “graças a Cristo a morte tem um sentido positivo. “Para mim, a vida é Cristo, e morrer é lucro” (Fl 1,21). “Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2Tm 1,11). A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo Batismo, o cristão já está sacramentalmente "morto com Cristo", para Viver de uma vida nova; e, se morrermos na graça de Cristo, a morte física consuma este "morrer com Cristo" e completa, assim, nossa incorporação a ele em seu ato redentor ” (cf. CIC §1010)

Por este sentido positivo da morte para o cristão, entendemos a expressão de Santo Inácio de Antioquia que dizia: “É bom para mim morrer em ("eis") Cristo Jesus, melhor do que reinar até as extremidades da terra. É a Ele que procuro, Ele que morreu por nós: é Ele que quero, Ele que ressuscitou por nós. Meu nascimento aproxima-se. (...) Deixai-me receber a pura luz; quando tiver chegado lá, serei homem.” (Carta de S. Inácio de Antioquia aos Romanos, 6,1-2)

Entendemos também o desejo de São Paulo: “O meu desejo é partir para estar com o Cristo” (cf. Fl 1,23.)

Assim caríssimos irmãos e irmãs, rezemos por nosso amigo Teófilo:

Senhor, para os que crêem em vós, a vida não é tirada, mas transformada. E, desfeito nosso corpo mortal, nos é dado, nos céus, um corpo imperecível. (cf. MR, Prefácio dos defuntos.)

Deixa este mundo, alma cristã, em nome do Pai Todo-Poderoso que te criou, em nome de Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, que sofreu por ti, em nome do Espírito Santo que foi derramado em ti. Toma teu lugar hoje na paz e fixa tua morada com Deus na santa Sião, com a Virgem Maria, a Mãe de Deus, com São José, os anjos e todos os santos de Deus. (...) Volta para junto de teu Criador, que te formou do pó da terra. Que na hora em que tua alma sair de teu corpo se apressem a teu encontro Maria, os anjos e todos os santos. (...) Que possas ver teu Redentor face a face (...).(cf. RM, Rito de Exéquias, Encomendação da alma)

Em fim, nos despedimos na certeza da Ressurreição! O Senhor esteja Conosco!

___ Ele está no meio de nós!

Abençoe-nos o Deus todo – poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!

__________________________________________________________

LEDENDA:

MR – Missal Romano

RM – Redemptoris Mater (Encíclica)

CIC – Catecismo da Igreja Católica.

Teófilo – Amigo de Deus (nome fictício)

L.M.J.

08/06/2007.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 09/06/2007
Código do texto: T520032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.