Nossa economia atual deixaria vários teóricos confusos

Nos últimos anos do governo Lula, entrei em contato com um colega e conversamos via internet. Na conversa, ele me dizia que a política econômica do governo Lula era voltada mais para uma economia neoliberal. De fato, o que vemos hoje, nesses 13 anos de PT, é uma forma de política complicada de entender, tanto econômica, quanto de outras áreas, ainda mais quando vemos o passado político desse partido.

Em 1980, em um restaurante, em São Bernado do Campo-SP, nascia o PT, um partido de esquerda, com um discurso revolucionário de seus integrantes. Quando Lula elegeu-se presidente, em 2002, todos esperavam uma economia fechada, porém, o “Lulinha paz e amor” foi totalmente contraditório àquilo que seu discurso, no passado, falava. Para o Banco Central, Lula colocou, para a presidência, Henrique Meirelles, filiado ao PSDB e adepto do neoliberalismo, isso deve ter confundido vários intelectuais de esquerda. Com isso, Lula confirmou que o plano real deu certo, e que a política neoliberal, principalmente a economia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi uma política que teve seus acertos, ou seja, a política petista foi incoerente com o seu passado. O único programa social que Lula tentou aplicar no seu governo foi o fome zero, no entanto, tal programa foi um fracasso. Sendo assim, Lula deu continuidade ao bolsa família, implantado no governo do FHC. Lula não só deu continuidade ao bolsa família, mas o transformou em um sistema eleitoreiro, ao qual fez com que o PT, até hoje, triunfe. Portanto, o bolsa família acabou fugindo da política social, fazendo com que o PT ainda continue contraditório com suas raízes.

No dia 31 de outubro de 2010 vem, para receber a faixa presidencial, a Dilma, ex-terrorista, líder de um grupo terrorista; grupo que lutou contra a democracia, para implantar o comunismo dentro do Brasil, todavia, estes grupos terroristas foram parados pelos militares. O governo de Dilma, de 2010 a 2014, foi um mexilhão de ideias econômicas, um descaso total. No final do seu primeiro mandato, houve os escândalos de corrupção, aos quais, até hoje, ainda estão sob investigação, entretanto, em propaganda política, recentemente, o PT afirma que tem colocado todos os corruptos na prisão, no entanto, eles esquecem de falar que tais corruptos são do próprio Partido dos Trabalhadores.

No segundo mandato do PT, Dilma nomeia, para ministro da fazenda, Joaquim Levy, outro adepto do neoliberalismo. Novamente, o PT vem confirmando a sua incoerência com seu passado. O PT e a sua política são tão contraditórios, que ultimamente estamos presenciando a terceirização da Presidência da República. Dilma terceiriza a Presidência ao dar o cargo, para seu vice, de “organizador da sua política”, enquanto o PT luta contra a terceirização na Câmara dos Deputados. Mais uma vez, tudo incoerente.

As políticas sociais que o PT fez nesses anos de governo é tudo incompleto, e quando dá certo, é eleitoreiro, e não social. A única coisa que foge do neoliberalismo, nessa política, é a questão do estado mínimo que o neoliberalismo defende. No PT, vemos um estado inchado, inchou com tantos ministérios que foram criados. Nesses 13 anos de PT, foi tanto cabide de emprego, que o estado ficou obeso, e não forte, saindo de uma ideia socialista. Portanto, essa política do PT deixaria muitos teóricos confusos, mas, durante esses anos todos, surgiram vários teóricos: Os teóricos da corrupção.

Jonas M. Carreira (Historiador)

Facebook: jonasmcarreira@hotmail.com

Jonas M Carreira
Enviado por Jonas M Carreira em 18/04/2015
Código do texto: T5212123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.