A cada um o seu quarto

A não ser que os irmãos sejam muito próximos ou os pais não tenham condições econômicas, o melhor é que cada filho tenha seu próprio quarto, porque cada um é uma pessoa diferente e tem necessidade de ter seu próprio espaço, onde se sentirá mais livre e poderá guardar suas coisas, além de ter como decorar o seu ambiente de acordo com sua personalidade. Dividir um quarto pode ser extremamente desagradável para um dos irmãos, especialmente se sua personalidade e seus gostos forem muito diferentes.

Eu divido um quarto com minha irmã e digo que isto é muito chato para mim, porque, enquanto gosto de arrumar minhas coisas, ela deixa tudo espalhado. Além disso, há ocasiões em que quero ler ou estudar e ela fica falando com os amigos ao celular ou a amiga dela vem visitá-la, entrando no quarto. Mas isto não é nada comparado ao problema maior: a cadela dela dorme no nosso quarto e, devido a isso, o quarto vive sujo de fezes e urina de cachorro, obrigando-me a limpá-lo todo dia. Aos que já me criticaram pelos textos que escrevi comparando desfavoravelmente os gatos aos cães, com clara preferência pelos primeiros, digo que esta é uma boa razão para eu não gostar da presença dessa cadela no meu quarto.

Quando criança, eu vivia pedindo a pai que fizesse um quarto para mim, mas ele nunca o fez e o meu ressentimento só aumentou porque, mais tarde, soube que ele podia tê-lo feito. Toda vez que eu tocava no assunto, eu dizia que eu não suportava minha irmã, porque ela adorava me provocar, mexer comigo quando eu queria ficar quieta e ficar dizendo que era linda e branca, ao passo que eu era feia, preta e doida. Entretanto, meu pai nunca considerou esse fato, limitando-se a dizer: "Não ligue. Deixe de ser boba e aprenda a dividir o quarto".

Hoje, quando mãe fala em fazer um quarto para mim, eu digo:

-Não, mãe, não quero mais um quarto. Quero mesmo é ir embora.