CULTURA

CULTURA

Vivemos hoje numa realidade onde a qualificação pessoal é fundamental. A pessoa, além dos costumes, da língua em que ela fala, da religião que ela pratica, da alimentação que ela come, da maneira de vestir que ela tem, também se fala da cultura que ela deve ter.

Cultura, um exercício das competências espirituais, mediante o qual elas são colocadas em categoria de dar os frutos mais fartos e melhores que sua composição adequada permita. Esse conceito podemos dizer ser subjetivo. Mas há também o conceito objetivo de cultura: são os resultados adquiridos pela pessoa diante do exercício das suas faculdades, sejam orgânicas ou espirituais. Daqui pode-se dizer que uma pessoa sem cultura é uma pessoa deformada, uma sociedade sem cultura é uma sociedade desfigurada. Um grupo de pessoas mantido junto por necessidades, e não por um objetivo real de felicidade. Pois a cultura é um fenômeno complexo e a melhor maneira para defini-la é de fixar a sua origem no famoso tripé: origem, forma e finalidade.

Origem - a cultura é algo que vai associando uma pessoa às outras. E aí vai criando hábitos e comportamentos próprios de um grupo e finalmente de um povo. A cultura passa a ser uma realização humana. Pois ela faz parte da mente e das ações humanas. É o resultado surgido das ações de um grupo. Uma hereditariedade que a pessoa humana recebe de outras e passa para outros semelhantes. E isso depende do esforço de cada um, não é algo automático, mas que necessita do empenho de cada um.

Forma – a cultura é sensível, dinâmica, múltipla e criativa. É sensível a todas as manifestações culturais.

Dinâmica – a cultura está evoluindo constantemente, vive numa contínua transformação, quanto mais tempo, mais rica ela se torna. Ela segue o caminhar da humanidade e marca presença eterna em muitos povos e épocas.

Finalidade – a cultura tem por finalidade para alguns pensadores Deus, para outros o próprio ser humano e para outros ainda, a natureza. Mas pensando a partir do modo de pensar dos orientais, a cultura é algo que aperfeiçoa cada vez mais a relação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com Deus.

Cultura, algo que está ao alcance de cada um de nós!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 11/06/2007
Código do texto: T522254
Classificação de conteúdo: seguro