A vida se regenera

No nosso dia a dia convivemos com três tipos de pessoas: as que estão sempre ao nosso lado, tanto em momentos bons quanto ruins. Os parasitas que só dão o ar da graça quando estamos em boa fase. E o carniceiro que só aparece quando estamos na merda.

Na primeira classe estão a família e os amigos verdadeiros. São pessoas que participam integralmente da nossa vida independentemente da fase que atravessamos. São pessoas protetoras. Elas se importam conosco somente e não com fatores externos.

Na segunda classe estão os parasitas. O parasita só aparece quando estamos em boa fase. Nessa hora ele quer uma carona, quer tirar uma casquinha das tuas alegrias. A felicidade alheia é hospedeira do parasita. Quando a vida te dá uma rasteira, ele se ausenta. Mas isso não é de todo ruim, eu até simpatizo com eles. Os parasitas geralmente são pessoas alegres e sentem verdadeira repulsa a gente cabisbaixa. E no fundo ele é um sábio. O parasita sabe que a vida se regenera e que as pessoas tendem a se recuperar após cada derrocada, principalmente se tu for o responsável pelo próprio tombo. Quem ajuda um pinto a sair do ovo acaba matando-o, por isso, e em determinadas situações, o parasita simplesmente prefere não pôr a mão.

A terceira classe é a dos carniceiros. Ao contrário dos parasitas, que se alimentam somente das tuas vitórias, o carniceiro se serve apenas das tuas derrotas. O carniceiro vive te espreitando. Quando você está por cima o carniceiro nunca aparece para te parabenizar, ou ao menos, te dar 3 tapinhas nas costas. Ele não participa da tua felicidade. Mas quando você cai num buraco ele salta detrás de uma moita te estendendo uma mãozinha. Essa mãozinha é falsa como aquela que o pica-pau usa no desenho. Você agarra aquela mãozinha e cai sentado de volta. Não havia nada por trás daquela mãozinha. Não há um esforço legítimo em te tirar do buraco.

Get behind me, zica!

A felicidade do carniceiro não está no ato de te consolar. A felicidade do carniceiro é a tua tristeza. Essa é a classe mais nociva. Mil vezes um parasita autentico a um urubu em pele de cordeiro.