Fui educada por marginais?

Engraçado como as coisas funcionam, em toda a minha vida eu aprendi inúmeras coisas, boas, ruins, produtivas, inúteis, mas aprendi. Usei uma espécie de filtro, e aproveitei o que julguei ser bom, não me arrependo de nada até aqui.

Como já disse um tempo atrás, tive excelentes professores, que servirão de exemplo em várias fases da minha vida.

Lá no começo de tudo, a Tia Denise, com ela eu aprendi a juntar as letras, o som que elas fazem, aprendi que devo agradecer pelo meu lanchinho. Depois veio a outra Tia Denise, que me ensinou a compartilhar o que eu sei e ajudar o meu coleguinha, que eu tenho capacidade pra isso, todos nós temos. A Tia Lia que mostrou que devemos respeitar todas as diferenças e seguir nossos objetivos, e sempre superar as barreiras.

Então conheci a Professora Adriana, e percebi que pode ser divertido aprender matemática, por incrível que pareça. Professora Maria da Glória, por causa dela, comecei a amar as palavras, e dei início a minha então jornada como (humilde) aspirante a escritora, culpem a ela por isso. Prof. Gilvan, que com bonequinho-palito me ensinou a história dos seres humanos com simplicidade e sabedoria.

Até mesmo quando mudei de escola, continuei com os melhores professores. Professora Ângela, com ela, que é incrível por sinal, fiquei fascinada por toda a jornada do nosso país até aqui, ela dava um show na aula de história, mostrando que o importante é entender e não decorar. Professora Telma, da mesma matéria, que apesar de ter uma posição política bem forte, dava uma verdadeira aula de conhecimento, e nos incentivava a ter opiniões próprias e a dividir isso. Professora Andreia, português e literatura, com ela eu reforcei meu amor pelas palavras e criei o hábito viciante da leitura, ela me ensinou a expressar o que sinto, que não apenas se lê um livro, tem que entender, entrar na história dele, interpretá-lo, se eu melhorei nas redações/textos, foi por causa dela. Professora Flávia, sociologia e filosofia, me fez entender que eu sou um ser pensante e que sim, eu posso e devo questionar tudo e não apenas obedecer, desde que seja de forma respeitosa. E sim, eu gosto de sociologia e filosofia.

Lembrando desses grandes mestres que me ajudaram a ser quem sou, me vem algumas perguntas: Eles são perigosos? Eu me tornei um risco á sociedade?

E então eu vejo, ao longo dos anos, pessoas que nos roubam descaradamente, nos prejudicam sendo soltas e caindo no esquecimento, e aqueles que dedicam a vida para ensinar, com a vergonha que os ‘grandes’ chamam de salário, sendo tratados como lixo da sociedade. Tem algo de errado aí... Que justiça é essa? Mais respeito aos professores, porque eles sim são o futuro do país.

Manu Nascimento
Enviado por Manu Nascimento em 30/04/2015
Código do texto: T5226163
Classificação de conteúdo: seguro