O senador José Serra propõe estender a PEC da Bengala para todos os servidores públicos. O ex-ministro da saúde sugere que a aposentadoria obrigatória ocorra com 75 anos.
 
Analisando as últimas informações do IBGE sobre a expectativa de vida no Brasil, é fácil concluir que, pretendendo ter um ganho integral, o trabalhador dificilmente vai desfrutar sua aposentadoria caso necessite aguardar 75 anos.
 
As informações que o IBGE divulgou, em dezembro de 2014, merecem uma análise bem criteriosa.
É importante não criar falsas ilusões e festejar à toa.
Segundo revelou o IBGE, em Santa Catarina, estado onde os homens e as mulheres vivem mais, eles alcançam a média de 74,7 anos, elas somam 81,4 primaveras.
Em 14 estados, número que supera a metade de 27 (incluindo Distrito Federal), os homens morrerão sem completarem 70 anos.
As mulheres sempre viverão mais, porém elas não conseguirão somar 75 anos em quatro estados, esclarece o IBGE.
 
As informações destacam a mortalidade de 2013 e realçam quantos anos o brasileiro deve esperar viver.
A média geral é 74,9, somando os homens 71,3 anos.
As mulheres permanecem brilhando e seduzindo 78,6 anos.
Percorrendo os estados, a soma dos anos obviamente muda.
Na Bahia os homens viverão 68,4 anos e as doces baianas espalharão o encanto habitual durante quase uma década a mais.
 
A expectativa de vida cresceu demais (em 1980 o brasileiro morria doze anos antes), mas não permite supor que a maioria vai se tornar um setentão e, menos ainda, superar os 75 anos.
 
* Serra explica que a lei ajudaria demais os cofres do país.
É verdade, porém sufocaria e desgastaria o servidor público.
 
Tirar o sangue do cidadão sempre foi a proposta dos vampiros.
Nesse caso, Serra, que já confessou amar os filmes os quais mostram o Conde Drácula, parece muito coerente com sua árvore genealógica.
 
Enquanto isso, os outros, aqueles que não possuem sangue azul, correm o sério risco de jamais curtirem a justa e honrada aposentadoria.
 
Ah! Os vampiros são tão insaciáveis!
 
Um abraço!
Ilmar
Enviado por Ilmar em 07/05/2015
Reeditado em 07/05/2015
Código do texto: T5233415
Classificação de conteúdo: seguro