A substância "K"

Essa história poderia ocorrer em qualquer lugar do mundo.

Em um continente qualquer desse mundo, havia certo país em desenvolvimento econômico. O país estava em sua melhor fase econômica, os investidores estrangeiros estavam empolgados com o país, toda a comunidade internacional identificava um grande potencial naquele país. Porém este pais possui um grande e grave problema, o tráfico de drogas.

O tráfico nesse país ocorre em todo o país, em praticamente todas as cidades, desde as metrópoles até as cidadezinhas do interior. O governo sempre teve uma postura muito rígida contra o tráfico e consumo de drogas. O uso de força policial e judiciária é algo comum. Os confrontos entre policiais e traficantes são frequentes, sangrentos e sempre ganham destaque na mídia, que por sua vez, inflama o sentimento de vingança da sociedade em relação aos traficantes e aos criminosos. Alguns jornalistas afirmam que matar criminoso é o melhor para a sociedade.

Do outro lado da história há entidades que lutam pelos direitos das pessoas, estes afirmam que o problema do tráfico e da violência é muito maior que simplesmente matar pessoas, prender e proibir o uso de drogas, porém grande parte da sociedade não consegue ver ou entender a causa real do problema.

Nessa sociedade mais ou menos caótica a principal droga consumida é a substância “K”. Esta é originalmente uma planta que pode ser processada e depois consumida como cigarro, chás, e em até algumas receitas culinárias. Todas as formas de cultivo dessa planta são proibidas e criminalizadas. O consumo também é proibido, mas as autoridades aplicam penas alternativas para os que são pegos com a substância “K”.

A substância “K” tem efeitos psicoativos e relaxantes, ela causa dependência, porém os efeitos no corpo do usuário não são muito graves e os que a utilizam conhecem os seus riscos e benefícios. Há inclusive estudos científicos sobre os efeitos da substância “K” no tratamento de algumas doenças. Mesmo assim há grande rejeição por parte da sociedade e das autoridades em relação a substância “K”.

Em contra partida às leis proibitivas da substância “K”, existe a liberalidade do consumo das substâncias “C”, que está comercializada como cigarros e a substância “A”, vendida como bebidas. Estas duas substâncias tem alto poder viciante e causa inúmeros danos a saúde das pessoas, sem contar que a substância “A” está associada a brigas e assassinatos em meio ao efeito da substância, além de ser responsável por grande parte dos acidentes de trânsito envolvendo vítimas fatais.

Diante da comparação entre as substâncias “K” com as “A” e “C”, há grupos que defendem a legalização da substância “K”, dizendo que o impacto não seria tão graves quanto todos pensam, pois há países que o consumo já é legalizado e não houve nenhum desastre nessas sociedades. Porém a maioria da população se diz contra e afirma que isso é fim dos tempos e que a sociedade seria destruída pela substância “K”.

Em meio ao debate as autoridades políticas não mostram representatividade mediante essa situação. Especula-se que as principais autoridades possam estar envolvidas com o tráfico da substância “K” e de outras drogas e que por isso não seria lucrativa a legalização e descriminalização, pois no mercado legal não há ganhos tão expressivos quanto no mercado ilegal.

Enquanto não há uma resolução para a situação da substância “K”, mais e mais pessoas vão morrendo nos confrontos entre os próprios traficantes e entre traficantes e policiais. Mais pessoas choram os mortos e mais jornalistas exaltam a matança.

Rafael H S Lima
Enviado por Rafael H S Lima em 11/05/2015
Código do texto: T5238068
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.