COXINHA (na verdade, um comentário crítico)

Coxinha é um termo de uso popular, amplo e que define gente que não é como eu e nem como você. São, por exemplo, pessoas que sempre tiveram tudo e para quem os melhores espaços sociais foram reservados. Elas não querem sair jamais desses espaços. Não deixam gente simples e trabalhadora como eu e como você participar do verde, do amarelo e do azul. A palavra coxinha está sendo usada metaforicamente e eu sei bem a quem se refere e quais os motivos pelos quais isto acontece. Vou dar exemplo fora do nosso estado: Maluf, Roberto Marinho, Alckmin e tantos outros. Aécio também é coxinha. Antônimo de coxinha: MARINA SILVA. Alguns antônimos de coxinha são dissimulados e sem moral e, para estarem ao lado dos coxinhas, eles fazem qualquer contrato. Só que coxinhas e não coxinhas são reconhecidos a quilômetros de distância. Coxinha é também aquele pessoal que ocupa as cadeiras da primeira fila, até na missa, onde o padre presta toda pompa e circunstância. Eu tenho uma crônica onde menciono o seguinte: quando eu era menina, não notava, não percebia. Depois que fiquei adulta comecei a perceber que São Benedito, na igreja São Salvador, em Aracaju, fica na parede do fundo. Isto me pareceu sintomático. Eu tenho a MAIOR DE TODAS AS CERTEZAS DE QUE VOCÊ SABE O QUE É UM COXINHA. O coxinha acha tudo de mão beijada. E o não coxinha, como se diz na gíria, "tem que ralar". E rala por si e pelos coxinhas. A sociedade tem um PODEROSO mecanismo para manter não coxinhas sempre chafurdando. Se algum não coxinha chega a ocupar espaços privilegiados é porque ele RALOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU E FOI MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOO. Mas, acontece que o coxinha vai sempre olhar enviesado para o não coxinha que conseguiu se formar, crescer, progredir. E sabe o que acontece? Quando esse não coxinha chega a ser algo no sistema de poder, logo vem um coxinha despeitado e diz: PESSOA DE ORIGEM HUMILDE, FOI CAMELÔ, VENDEU TOMATES NA FEIRA. Isto, logo procuram falhas no passado da pessoa com a clara intenção de humilhar. E sabe como se refere a sociedade e os não coxinhas safados aos coxinhas? Assim: DE FAMÍLIA TRADICIONAL, DE ESTIRPE NOBRE, FILHO DO EMINENTE FULANO E DA EXEMPLAR MULHER FULANA DE TAL.