zap zap

Olha, tenho apreendido muito. Mas confesso, tenho muito que apreender. Como são dinâmicas as formas de comunicação.

Hoje mais de nunca a máxima de que uma imagem fala mais do que mil palavras, está comprovada.

Ver é melhor do que o ouvir contar. Claro, que um bom conto (causo) tem seu valor, mas o ouvinte interfere recriando ao reproduzir. Dá uma nova entonação, um entendimento diferente. O imaginário torna emocionante o momento de ambos.

Mas estou falando de ferramentas de comunicação que deveriam ser efetivas, claras e objetivas.

Esse tal de WhatsApp vem recriando o linguajar. Aham, sem dúvida, ngm duvida do poder desta ferramenta de comunicação. Abusam de abreviações, kkkkkkk, o que impressiona. Mas essa ferramenta conseguiu transcender.... Me engano, a ferramenta só popularizou.

Emoticons (palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone)) assim é conhecida. Já é encarada como um novo ramo da paralinguística. Tem som, ritmo, entonação, se mostrando numa inovadora forma de conversação.

Essas pequenas imagens que são listadas lado a lado, podem compor uma complexa mensagem. Por vezes, uma, por si só, já é complexa. Outras não. Bater palmas é bater palmas, flores são flores, mas as caretas que traduzem emoções.... Me descobri analfabeto funcional ao tentar entender-las.

Do conjunto consigo empregar umas três em meus diálogos acalorados pelo zap. Beijinho, sorriso, chorando... paramos por aí.

Olha não foi por falta de esforço. Quando recebo uma mensagem que responder vai requerer uma infindável dedilhação em um minúsculo teclado, então vou as figurinhas (...) e me sinto prostrado, vencido. Daquele conjunto penso em colocar determinada caretinha, mas, não sei (...) isso não me parece realmente o que pretendo dizer, então desisto.

Na interpretação de mensagens recebidas, igualmente, a dúvida nos põe constrangidos e até preocupados quando noutro lado são nossos melhores amigos. Me pergunto: O que meu interlocutor quis dizer com a concreta mensagem de uma careta com turbante, um cristal de gelo e dois coelhinhos?

Pode ter uma vasta e diversificada interpretação.

Cheguei à conclusão que ele havia saído do banho, estava com frio e tinha pressa, muita pressa.

Por outra, lembro com certa insistência, que o coelho é o símbolo da fertilidade. Mas aí me pergunto... Dois!!! O segundo só pode ser escárnio!? Acredito que conheço meu interlocutor, mas ele, como eu também, é da classe de sessenta. E o turbante?

Para não constranger devolvo uma só batida de palmas. Não dá para alimentar motivações, mas prometo que quando encontrá-lo pessoalmente, no próximo final de ano, tirarei a comunicação a limpo. Acrescentei, concluindo, pois sou diplomático e preocupado com sua saúde, um trevo de quatro folhas e uma cápsula vermelha e amarela. Poderia ser azul, para ser ambíguo, mas não tem essa opção.

Espero que ele me ouça. Sei que ele toma remédio para o coração e alguns excessos não são recomendáveis.

Ele poderia ter posto um sol entre os coelhinhos.... Assim não me deixaria preocupado.

Acho que amanhã vou ligar para ele. Será que o turbante quer dizer com camisinha!!!? Esse zap zap está muito confuso.