AS SEMENTES DA CORRUPÇÃO

AS SEMENTES DA CORRUPÇÃO

“A expressão da consciência é a realização mais importante para toda a humanidade, neste momento de nossa evolução. Se tomarmos uma atitude expansiva é porque queremos expandir a nossa consciência para percebermos a totalidade das questões e dos assuntos que nos dizem respeito e nos afetam”. (Sônia Café).

Ninguém é promovido a - santo do dia para a noite. Se não somos recalcitrantes no mal, se não nos comprazemos na violência, teremos algo em comum, ante que os poderes que nos governam determinem o expurgo final, envolvendo os que não se adequarem aos valores evangélicos. A poluição atmosférica, a devastação das florestas, os buracos na camada de ozônio, a dizimação de espécies animais e vegetais, são apenas alguns problemas gerados pela inconsequência humana, nos domínios da natureza. Isso sem falar no desentendimento geral, nas dificuldades de relacionamento, envolvendo família, comunidade, Estado, nações povos, continentes, que se acentuam cada vez mais, na medida em que indivíduos e coletividade pretendem cultivar autodeterminação sem autoeducação.

A inconsequência humana aqui em nosso Brasil atinge patamares horripilantes em termos de violação política e o caos generalizado toma conta da nação. O viés da desgraça se chama corrupção de cujas sementes são geradas a classe dos surripiadores da nação brasileira, e em consequência dessa maligna atitude os pobres, as sociedades mais humildes, os estropiados, e até mesmo as classes nominadas de média comem o pão que o diabo amassou. Segundo nosso irmão Richard Simonetti o destino está em nossas mãos, e vai mais além quando afirma o seguinte: “Quanto tempo levaremos para levantar o véu? Impossível Antecipar. Depende de nosso esforço por deixar os porões da indiferença e da ociosidade em relação aos objetivos da vida. Nesse empenho não bastam às possibilidades do saber. Imperioso cultivar a sabedoria do fazer”.

A fundação da cultura humana sobre o mecanismo vitimário é testemunhada naquela que é uma das instituições mais importantes da ideologia vitimária: o mito. Um mito não é senão a crença no poder maléfico da vítima, poder que liberta os perseguidores de suas recriminações recíprocas, poder maléfico que é também pelos benefícios sociais que traz poder redentor. A narrativa mítica da voz aos perseguidores e não a vítima; é a história contada pelos perseguidores. Os mitos narram, de fato estados de crise social e processos vitimários bem sucedidos, concretizados, frequentemente, na morte de um herói divinizado, rejeitado pela comunidade, um Édipo parricida, regicida e incestuoso, culpado de todos os crimes. (Girard).

Quem será responsabilizado por todos os crimes praticados pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que tiveram repercussão nacional, e que ainda hoje, a Polícia Federal vem investigando o rosário da amargura que se instalou no Brasil. É tanto roubo, tanta corrupção, tanta lavagem de dinheiro, tanta propina que talvez as investigações levem anos para descobrir todos os criminosos. Esta é o atual perfil político brasileiro. A corrupção tem sementes? Claro que tem. Começa pequena, se elastece, vira gigante e cria raízes. Ela existe em qualquer país do mundo, sob qualquer forma de governo, em qualquer instituição, em qualquer coisa viva, na verdade.

É impossível exterminá-la, mas colocar rédeas nela é mais fácil do que parece. A Revista Superinteressante traz em seu bojo, um artigo quiçá interessante. “Estamos na merda porque nos recusamos a falar da merda”. Dinis Russo Burgierman autor do artigo diz que falar merda não é palavrão, mas pede perdão pelo linguajar. “O Brasil está entupido de cocô e vazando por todos os cantos. É uma máquina emperrada que pinga água marrom”. Merda não é ofensa, é uma realidade da vida. O papa Francisco caga, assim como Gisele Bündchen, Lula, FHC, cagam. Cagou e eu – por favor me perdoe a indiscrição – Você também. Certeza. Cada humano da á luz 55 quilos de malcheiroso barro por ano.

Por sorte nascemos num planeta que veio com sistema antilimpante. O nome desse sistema é ciclo da água. Como se fosse uma gigantesca lava-louças esférica, nossa atmosfera fica cheia d’água, que é esguichada para lá e para cá por jatos de calor. A água é uma tecnologia incrível. Somos muitos limpos e educados. Segundo pesquisa do Euromonitor que a Super publicou no mês de abril o ranking mundial de banhos; tomamos impressionantes 12 por semana, mais que o dobro dos ingleses, japoneses e franceses. E evitamos falar a palavra “merda”, O Brasil está na merda: - Como sabemos. A economia parou, o emprego evapora, a infraestrutura esfarela, as cidades travaram o custo de tudo alto demais, a crise hídrica ameaçando a todos.

A política luta de vale-tudo, com grupos rivais que não concordam em nada chafurdando na corrupção financiada pelas construtoras. Uma “crise de tudo” vai nos devorando. Mas, primeiro, precisamos ter coragem de falar sobre merda. E a palavra é essa mesma. Não é cocô. Não são fezes-palavra técnica, que soa como se nada tivesse a ver conosco. A merda é de cada um de nós. Chegou a hora de arregaçar as mangas e meter as mãos na merda. O governo do Partido dos Trabalhadores está uma merda só. E haja água para diminuir o mau-cheiro dessa merda que melou o Brasil.

Um padrão que se repete: O Ministério Público - suspeita que haja uma relação entre as viagens de Lula, pagas pela Odebrecht, e as obras realizadas pela Odebrecht com financiamento do BNDES. Lula e Chaves – A cada visita, Lula dava palestras e se encontrava com o presidente local. Lula visita países africanos e Latino- americanos. Venezuela, Cuba, República Dominicana, Gana. A construtora Odebrecht paga. A empreiteira de Marcelo Odebrecht bancou diversas viagens do ex-presidente Lula a países onde tinha interesse de fechar negócios. Os serviços da Odebrecht são contratados, governo libera empréstimo. Luciano Coutinho – O MP investiga se Lula praticou lobby com o presidente do BNDES.

O Banco pode responder por improbidade administrativa. Um grupo chinês acionou a presidente Dilma e o procurador Janot por suspeitas na licitação na República Dominicana. A Construtora Odebrecht recebe o dinheiro liberado pelo BNDES. O ciclo se fecha quando a construtora ganha licitações nos países visitados por Lula. Essas Obras são financiadas com recursos do BNDES. E aí você ainda duvida de alguma coisa? Basta tão somente a convocação pela justiça para que o ex-presidente explique tudo. Se não fizer vira merda. As delações premiadas ficaram mais difíceis, vejam por quê? A decisão do STF de revogar a prisão preventiva de nove réus do Petrolão obriga investigadores da Operação Lava Jato a mudar de estratégia.

O juiz e os réus. Teori Zavaschi, do STF, relator da decisão que tirou do cárcere os dirigentes da construtora. José Breghirolli (OAS); Léo Pinheiro (OAS); João Ricardo Auler (Camargo Corrêa); Sérgio Mendes (Mendes Júnior): Mateus Coutinho (OAS); Gérson Almada (Engevix); Erton Medeiros (Galvão); Agenor Franklin (OAS); Ricardo Pessôa (UTC). Lágrimas e comemorações tomaram as celas do Complexo Médico-Penal de Pinhais e da superintendência da Polícia Federal de Curitiba. Os nove empreiteiros presos, desde novembro de 2014, na Operação Lava-Jato receberam a notícia de que poderiam deixar o cárcere.

No dia seguinte foram liberados para ficar em prisão familiar. A justiça brasileira é uma mãe com certeza. O objetivo é impedi-los de cometer novos crimes. Cármem Lúcia mostrou que a medida não garante isso na prática. Em ofício enviado ao STF, o juiz Sérgio Moro disse que, mesmo com a Lava-Jato já deflagrada, Ricardo Pessôa, sócio da UTC, continuou a negociar “o pagamento de propina por contratos públicos em outras áreas”. O decano Celso de Mello defendeu indiretamente o juiz Sérgio Moro. Disse não haver “qualquer ilegalidade no decreto de prisão”. A decisão do STF muda a Operação Lava-Jato.

“O pecado do pregador é mais dolorido que o do pecador”. O ministro da Defesa diz que o PT paga caro por ter feito proselitismo da ética na política, e que quem faz impeachment é o Parlamento, e não as ruas. “Nós vamos encontrar um partido que é o detentor de toda a pureza imaginada? Não é por aí.” O prolongamento das prisões preventivas era um dos principais instrumentos com que contavam os investigadores para pressionar os acusados a acordos de delação premiada, “passarinho preso na gaiola canta mais alto”. O jogo muda – e a estratégia dos procuradores também deverá mudar. Significado de Proselitismo é ação ou empenho para se fazer prosélitos; catequese, apostolado ou doutrinação; proselitismo ideológico, religioso, político etc. Etimologia do francês: prosélytisme – a reunião de prosélitos. Apostolado, catequese, doutrinação, facciosismo, partidarismo e sectarismo.

As raízes da corrupção como combatê-la. Ela existe em qualquer país sob qualquer forma de governo, em qualquer instituição. É impossível exterminá-la, mas colocar rédeas nela é mais fácil do que parece, estamos bisando o que falamos anteriormente. Nada de floreios, brados moralistas ou frases de efeitos de WhatsApp no estilo “Por mais ética na política”. Por um País melhor para os nossos filhos. Vamos acabar com a corrupção punindo que surrupiou dinheiro público. Vamos acabar com a impunidade e reeleição para políticos. Corrupção faz parte da nossa história. Como faz parte também à história dos estados Unidos, do Japão, da Suécia, e de Cingapura, que nas últimas cinco décadas, deixou de ser apontada com um dos países mais corruptos do mundo para se tornar um de menos.

Da Grécia Antiga, quando o termo surgiu ligado à ideia de putrefação do corpo político até hoje, referente ao uso de cargos públicos para ganhos privados, a corrupção faz parte da história de todos os países. O que muda, em cada caso, é a maturidade com que cada povo lida com o problema. Alemanha e França ofereciam incentivos fiscais para a prática de suborno fora de suas fronteiras. Corrupção no mundo – Dinamarca 92 pontos; Nova Zelândia 91 pontos; Finlândia 89 pontos; Suécia 87 pontos; Noruega 86 pontos. 69º. Brasil que divide essa posição com Bulgária.

Grécia, Itália, Romênia, Senegal, e Suazilãndia com 41 pontos. Iraque -16 pontos (170º.); Sudão do Sul (171º.) 15 pontos; Afeganistão (172º.)12 pontos; Sudão (173º.) 11 pontos; Somália (174º.) e Coréia do Norte oito pontos. “Não existe doação de campanha. São empréstimos a serem cobrados com juros altos”. “Quando as instituições garantem regras válidas para todos, ninguém se sente ‘otário’ por segui-las.”. Você sabia que também existem bichos corruptos? Depois falaremos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 13/05/2015
Código do texto: T5240830
Classificação de conteúdo: seguro