Liberdade

Defina liberdade. E é claro, aqui eu poderia citar Hegel e sua liberdade mais positivada, ou Marx que já se refere mais a alienação, ou mesmo Kant. E citaria todo o conceito político e filosófico que permeia toda a questão. Mas não irei. De início, preciso definir liberdade de uma forma mais simples e pura, quero retirar de mim o conceito mais básico de liberdade. Liberdade é poder de escolha sem o medo de retaliação.

Liberdade é cabeça erguida, e não por que você não se importa com o que as pessoas pensam, mas por que você se tornou tão simples e transparente que as pessoas não precisam pensar sobre você. A falta de liberdade tem a ver com opiniões, quando reparo o cotidiano ao meu redor. Mas a liberdade, a mais pura, tem a ver com o seu próprio eu e o como ele se comporta em sociedade e como ele vê o futuro.

Por que perdemos a liberdade? Como uma frase de Jung que recebi certa vez dizia, "Todos nós nascemos originais e morremos cópias." E um dos pontos que nos priva a liberdade é a falta de originalidade. O ser produto do meio, faz da singularidade conformidade. Aprendemos a mentir, trapacear e enganar. Talvez não em escalas que de tão grande nos faça pessoas más, mas o fazemos. Fernando pessoa diz em Tabacaria – conheceram-me logo por quem não era, e não desmenti, e me perdi. Quando quis retirar a máscara estava pegada a cara... já não sabia vestir o dominó que não tirara... – são as pequenas coisas da vida que nos aprisionam, que vão dilapidando nossa liberdade. Eu não sou obrigado a dizer o que achei da sua roupa, lanço mão da minha liberdade de não ferir seu sentimento dizendo que este novo estilo de cabelo me lembra o predador do filme com Arnold Schwarzenegger. Abdico até mesmo de ter qualquer pensamento sobre o seu carro novo, pois não é o meu carro novo e não vou julgar suas escolhas conforme as minha preferencias e necessidades. E dizer para você que gostei da sua blusa amarelo ovo, apenas para não dizer que não gosto dos smartphones da Apple é deliberadamente ter de sustentar uma maldita posição, que não é verdade pelo bem alheio. Prefiro abdicar de qualquer opinião irreal em prol da liberdade de não ter de sustentar meias verdades. Por que quando eu sair para as compras quero comprar minha blusa branca, e não a sua amarela, quero o meu smartphone Windows e não o seu androide. Quero e só quero a liberdade de ser eu, simplesmente eu. Tão simples que agora resolvi não comprar mais nada... e quem se importa? Eu contratei um pacote de SMS para conversar com minha amiga que por muito tempo lançou mão da liberdade de não ter um smartphone com WhatsApp. A liberdade de se escolher independente do que pensam o que seria bom ou não para nós.

Todos nascemos livres, mas com o tempo vamos vendendo nossa liberdade. E liberdade não tem a ver também com eu sempre fazer o que quero. Vejo isso nas pessoas super-sinceras, sempre emitindo suas sinceridades por aí e assim se aprisionando no dever de ouvir as sinceridades alheias. Por favor, você tem o direito de permanecer calado, por que este direito é ferramenta de manutenção da sua liberdade, caso o contrário, tudo o que disser será usado contra você no tribunal. Liberdade é poder de escolha sem o medo de retaliação. Liberdade é eu poder escolher qual caminho tomar de tal forma que a indecisão é inerente. Não há nada que me prenda a uma das possibilidades. Nenhum “O que será que vão falar de mim se eu assim fizer”. Se isso acontece com você, liberte-se – “Pelo menos uma vez por dia enfrente algo que lhe meta medo de verdade”. “Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa” não esqueça de que você vive em sociedade, e sua liberdade termina quando começa a liberdade alheia... então, eu tenho o direito de viver como você, não me mate por isso. Tenho o direito de não dar minha opinião sobre seu novo namorado, não se entristeça por isso. Pois de igual forma, não exijo que você me diga tudo que pergunto, ou me dê sempre respostas positivas a minha solicitação. Não há cordas em mim e estas pequenas coisas já não me prendem mais.

Por fim, em um futuro próximo, espero que olhe para trás e entenda que em todo o momento, houve na sua vida pessoas prisioneiras, prisioneiras de seus curtos movimentos, pois todos eles eram friamente calculados para que pudessem transmitir uma imagem irreal. Aprisionados em status e conceitos pessoais... ou apenas na possibilidade de sempre poder tirar algo das pessoas ao redor. Mas entre essas pessoas havia uma pessoa, com um olhar simples e brilhante, não muito falante, mas sempre sorrindo. Leve. Pura. Que você com certeza podia afirmar que conhecia, mas nunca previa seus atos, e por incrível que pareça isso não era amedrontador. E quando isso acontecer que seja eu em seus pensamentos, e que você sorria.

Edson Duarte
Enviado por Edson Duarte em 21/05/2015
Código do texto: T5249508
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.