Rodolfo Valentino.

“Rodolfo Alfonso Rafaello Pierre Filibert Guglielmi Valentino D’Antonguolla, conhecido como Rodolfo Valentino, ator italiano radicado nos EUA. Tinha o personalismo de: “O Belo Rudy”.

Valentino, rumo ao estrelato. Tinha 18 anos, quando em dezembro de 1913, desembarcou no porto de Nova York. Começou à vida na América trabalhando de jardineiro. Ao frequentar casas noturnas, desenvolveu habilidades de bailarino. Foi parceiro da bailarina profissional Bonnie Glass. Dançava com grande sucesso o ritmo tango, até então desconhecido em Nova York. Em 1918 chegou em Hollywood. Iniciou a carreira cinematográfica fazendo figurações. Sua grande oportunidade surgiu em 1921, foi escolhido para protagonizar ;” Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse”. No filme Valentino destacou seu grande talento de dançarino. Público e crítica aplaudiram o filme.

Empolgada mais pela beleza do ator, que pelas qualidades dramáticas, a prestigiada Alla Nazinova, convidou-o para contracenar com ela em uma versão cinematográfica, “A Dama das Camélias”. Era a consagração definitiva do jovem italiano.

Duas fases de um ídolo. Em 1921 Valentino viveu um ousado líder árabe; “O Sheik”. Também foi um corajoso toureiro em “Sangue e Areia”. O mito do grande amante, moreno e ardente, sensual e felino, seduzia as plateias ávidas de novidades. Cenários luxuosos e exóticos, a que não faltavam joias e peles.Interpretava papéis que valorizavam seu tipo físico, totalmente diverso do tradicional galã norte- americano.

Valentino com toda sua fama, seus casamentos foram seus piores fracassos, desde abandono a infidelidades. A vida de Valentino em nada imitava a arte.

Depois de protagonizar o “O Diabo Santificado” em 1924, o ator firmou com a UNITETIS ARTISTS, Um contrato fabuloso, que bateu todos os recorde de vantagens, até então obtidas pelos astros de cinema. Passou a ganhar 10.000 dólares semanais e assegurou-se, o direito de receber 42% dos lucros de suas películas. E torturado, deferente do infalível herói romântico.

Vítima de uma hemorragia, Rodolfo Valentino, faleceu em 15 de agosto de 1926 em um hospital de Nova York, Encontrava-se com apenas 31 anos, a morte prematura apanhava-o no auge da sua carreira artística.

O enterro de Valentino, causou um impacto comparável ao de James Dean nos anos 60. Ao lado das manifestações de dor, não faltou quem aproveitasse da situação para tirar proveito. Dentre muitas uma ficou marcada pelo tamanho da hipocrisia; Benito Mussolini, Primeiro Ministro da Italia, investido de poderes ditatoriais, tentou aumentar sua popularidade, enviando uma Guarda de Honra para acompanhar o féretro.

Resumo—“colhido em uma coletânea dos Grandes Fatos do Século Vinte.”

Lair Estanislau Alves.

.