O Tempo Parou Pra Educação

Parei com minhas tarefas domésticas só pra assistir à Viviane Senna no programa da Ana Maria Braga onde o tema era Educação.

A Viviane falou sobre o avanço nas mais diversas áreas e como inventos e descobertas deixaram de surgir a cada 100 anos para serem feitos quase que corriqueiramente.

O que mais mexeu comigo foi quando a Viviane Senna citou a Educação. Ela comentou que os Professores de hoje têm cabeça e metodologias do século passado e educam as crianças de hoje para um novo século que está logo aí a nossa porta.

Quando fiz faculdade no início dos anos ´80, tive o enorme prazer de ter aula com o Prof. Ulisses Lombardi, um dos responsáveis pela criação da Escola Experimental da Lapa. Lembro muito bem de uma certa aula que o Professor falava com muita empolgação sobre as aulas terem que focar o mundo da criança para que o aprendizado rendesse e também registrasse nas mentes delas. Ele enfatizou o quanto os livros são importantes, mas e quando maioria dos alunos não tem condições em adquiri-los?

Prof. Ulisses disse que o professor tem que ser criativo, espontâneo, lúdico, mágico ... um verdadeiro coringa.

Pois bem, a faculdade não nos ensina tudo mas certamente nos faz pensar e correr atrás daquilo que julgamos essencial tanto para nosso desenvolvimento pessoal quanto profissional.

Enquanto escritórios derrubam paredes, fazendo uma área única para seus funcionários trabalharem em equipe usando hi-tech para auxiliar na execução de trabalhos e também para comunicar, as escolas continuam com o mesmo lay out de carteiras em fileiras, mesa do professor na frente e lousa logo atrás igualzinho como no tempo dos nossos avós. Estamos em pleno século XXI gente! O celular pode deixar de ser um instrumento que atrapalha as aulas para virar o cúmplice perfeito para com os Professores.

Infelizmente, as provas continuam as mesmas como sempre com direito ao gabarito. Se faltar uma vírgula na resposta ... Ai Ai Ai! Será que não pode ter 1/2 certo? Onde foi parar a prova oral? Tempo precioso perdido ao fazer a chamada de presença por que a lista de nomes é longa. São entre 40 e 50 alunos em cada sala para apenas UM professor. As provas de Matemática continuam sendo enigmas para ferrar aluno. O objetivo não é o aluno se apaixonar pela matéria? Como gostar de algo que só faz a criança e adolescente ficar frustrado? Minha filha caçula pastou no Ensino Médio (antigo Colegial). A Matemática que estava aprendendo era muito mais complicada daquela que estudou na oitava série. Perguntei ao professor, colega meu, se era Matemática usada na NASA. Minha filha não tinha vontade, nem a vocação para ser astronauta ou cientista, então PORQUE COMPLICAR?

Alunos estudam inglês por pelo menos 8 anos e mal sabem o verbo To Be quando se formam do Segundo Grau. Aí os pais precisam pagar um curso de inglês por que o filho não aprendeu NADA na escola. Isto tudo NÃO acontece com apenas uma escola ou com um aluno. Acontece com milhares ... milhões!

Não basta ser Professor. Tem que ter VOCAÇÃO, recursos, estrutura e principalmente muita coragem para mudar o sistema educacional que temos hoje, mas que existe desde sempre.

Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 25/05/2015
Reeditado em 26/05/2015
Código do texto: T5253917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.