A revoada

Fui à Praça Madeira Mamoré com minha filha. Fomos olhar o rio, os enfeites natalinos... tirar fotos, andar.

Foi muito bom!

Em certo momento, quando tirava fotos de minha filha, fiquei extasiada com um espetáculo da natureza! Um bando de andorinhas fazia uma revoada incrível... Bem atrás de minha filha... Elas vinham em uma nuvem escura, que mudava de cor para um prateado à medida que viravam... As andorinhas iam e vinham... em bando sempre... foi uma visão incrível! Falei para minha filha, sem tirar os olhos daquele espetáculo: “Olha isso filha”... mas, eu acho que ela não via o mesmo espetáculo que eu... ela estava mais preocupada com as fotos... eu não conseguia tirar os olhos das andorinhas... da revoada... “o balé das andorinhas...” lindo! Um espetáculo divino... adoro ver um passarinho voando... Faz-me lembrar de um fato que aconteceu há muito tempo atrás... quando eu estava muito, muito triste... Daquelas tristezas que parecem rasgar a alma, fazendo as lágrimas brotarem involuntariamente.... Era assim que eu estava... triste, triste... era bem cedo e caminhava em uma rua deserta, rumo ao trabalho... falava baixinho com Deus... de repente, quando olho para uma árvore, vejo que sai de dentro da copa um pequeno passarinho... brincando em minha frente... indo e vindo... depois pousou no chão, pegou um raminho seco entre o bico e voou para dentro da copa da árvore... e tão rápido voltou... e dançou novamente para mim... e outro passarinho veio, e os dois dançaram juntos... e juntos foram ao chão, bem próximo a meus pés... e me olharam... e pegaram outro raminho seco cada um e voaram...sumiram por entre as galhadas daquela árvore. Quando cessou o burburio que eles faziam, quando vi que eles não mais voltariam... percebi que eu sorria... e havia uma alegria nova dentro de mim... lágrimas ainda rolavam dos meus olhos... mas, dessa vez, não vinham do fundo de uma tristeza que rasga a alma... não! Eram lágrimas de agradecimento... da mais pura alegria de um coração que não se sente mais só... eu estava convicta... sim! Eu estava convicta de que Deus, em sua infinita bondade me ouviu e enviou aqueles dois passarinhos para cessar a minha dor, o meu pranto de sofrimento... eu sorria agora... ainda olhei outras vez para a árvore antes de seguir meu caminho...na esperança de que eles voltassem... não voltaram. Mas, estava ganho o meu dia. Desde então, sempre que vejo um pequeno passarinho voando ou pulando em minha frente, sinto que é um presente de Deus para alegrar meu coração... Ah! E como me alegro! E agora, haviam milhares deles, bem ali na minha frente! Milhares de pequenas andorinhas indo e voltando... em seu balé mágico... e quando eu pensei que elas estavam indo para longe... quando meus olhos já não conseguiam ver tanta grandeza... a nuvem voltou. Com uma rapidez tão grande! E elas voavam tão baixo... e faziam tanto barulho! Eu fiquei parada... observando... rindo como criança e dizendo: “olha filha, olha! Cê tá vendo? É lindo! Meu Deus! Como é lindo!” ... minha filha parecia não entender minha reação... ela não sabia que aquele balé, aquela revoada eram presente de Deus para mim... eu sabia! E isso tornava aquele espetáculo ainda mais belo, mais mágico... elas voavam muito baixo... a nuvem ainda continuava indo e vindo, mas, a cada vez que vinha, várias andorinhas se separavam do bando rumo as árvores próximas... eram como bala sendo atiradas... haviam três árvores muito frondosas e elas pousavam nas três simultaneamente... eu tentei fotografar... pedi para minha filha gravar... nem as fotos nem as gravações ficaram muito boas... a máquina não é potente o bastante para registrar... que pena! Tudo começou por volta das 18 horas... e já eram quase 19 horas e ainda havia burburio... ainda havia andorinha voando a procura de um lugar para dormir nos galhos daquelas árvores... eu sorri, chorei, me encantei... era 31 de dezembro de 2012... poucas pessoas estavam na praça naquele momento... e as poucas pessoas que lá estavam, preocupavam-se em fotografar suas crianças junto aos enfeites de natal expostos na praça... não pareciam dar importância àquele espetáculo... ao verdadeiro espetáculo... eu quero voltar à praça neste mesmo horário... para apreciar novamente a maravilha da revoada... o balé mágico das andorinhas na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Porto Velho-RO. Presente de Deus... Lindo!