Fragmentos...

O meu filho quer ir embora... Pensa em sair do Brasil assim que se formar... Um dia destes, foi abordado por dois indivíduos que após ameaça-lo com uma arma de fogo, levaram alguns dos seus pertences. Felizmente só aconteceram perdas materiais,embora tenha ficado abalado com o fato. Acha que este país é uma droga de lugar e que não vê possibilidade de um futuro melhor se ficar por aqui a mercê da violência, da insegurança, das incertezas e dos perigos de todo o tipo que infestam o nosso cotidiano tupiniquim. Desencantou cedo o meu menino. Pena... Pena que que aqui se permita que os sonhos e esperanças dos nossos filhos sejam roubados ou aniquilados impunemente. Espero que vá buscar o que quer e que tudo dê certo! Que encontre o seu lugar no mundo e que por lá existam a dignidade e a a tranquilidade que deseja. Que as suas incertezas e receios amenizem. Que se encontre consigo mesmo e que o seu caminho seja de paz... Abraço, meu filho!

Passo na rua pelo sujeito, ex-bancário... Quando precisei transferir uma conta bancária de outra cidade para cá, fui encaminhado ao dito cujo que, devidamente engravatado, nariz empinado e acomodado confortavelmente atrás de uma portentosa escrivaninha, me apresentou uma série de exigências para transferir a tal conta. De nada me valeu argumentar que seria impossível apresentar com brevidade alguns documentos, que era correntista do mesmo banco em outra cidade a muitos anos, que estava me mudando... Do alto da sua soberba e arrogância, o sujeito foi inflexível! "Não me conhecia" e cuidar dos interesses do banco em primeiro lugar... Pelo que entendi,seria perigoso para o banco (na opinião dele...),me aceitar como correntista! Curioso... Não me conhecia,mas me pré-julgou como um provável "picareta"... Muito bem... Irritado com aquela conversa sem sentido, encerrei o assunto com o pomposo funcionário, fechei imediatamente a conta anterior e busquei outro estabelecimento bancário,onde não tive nenhum problema para me tornar correntista. A vida anda, anda, e fico sabendo mais tarde que o "zeloso" e engravatado funcionário foi demitido do tal banco por "apropriação indébita.... Ou seja: cuidando muito mais dos seus interesses pessoais, o malandro meteu a mão no dinheiro do banco e dos correntistas. Ao fim e ao cabo,parece que era muito mais perigoso para o banco do que eu poderia ser....Quem diria!

Lembrei estes dias do "Touro", apelido de um sujeito mau - caráter que conheci nos "antigamentes"... Me contaram que de Touro, o cara não tinha nada, só a pose. Parece que saiu do armário e virou uma novilha... Que coisa...

Ministro da Fazenda novo... Novas e duras medidas econômicas anunciadas! Novas? O novo Ministro é da turma dos "Boys" de Chicago e "Keynesiano" de carteirinha! Até aí, nada de novo! Pois é:o nome da coisa agora é "ajuste fiscal".... Na verdade, devo ter passado por isto umas quinze ou vinte vezes ao longo da vida! Deu merda sempre! E vai dar merda outra vez! Na verdade,as tais novas medidas serão as costumeiras: desvalorização da moeda, aumento de impostos, alta dos juros, preços desenfreados, direitos dos trabalhadores atropelados, desemprego em massa, redução do poder aquisitivo da população, arrocho salarial, inflação e por aí vai... Uma festa para alguns setores bem conhecidos da conjuntura econômica e financeira nacional. Os de sempre... Nos altos escalões da República, o banquete continua! Aos outros, as migalhas que venham a cair da mesa. Se sobrar alguma coisa, pois a ganância desta gente não conhece nenhum limite... Será que não existem outras maneiras de arrumar esta confusão econômica crônica? Na cabeça dos nossos "doutores" em economia, parece que não.... Tomara que tenham uma indigestão!!!

A musa da minha infância e adolescência envelheceu e murchou. Nunca me aproximei dela, freado que era pela minha renitente timidez, embora a sua presença provocasse incessante e inclementemente os meus sonhos e atividades onanísticas de guri. O tempo, imperturbável e inexorável, cumpre a sua tarefa e não perdoa nada e ninguém. Pensando no caso, não vai ser agora, na velhice, que vai acontecer alguma coisa. Na verdade, ando me achando um "caco"... Como ela...

Caminhando sem rumo em Buenos Aires, me deparo com um fragmento de Pablo Neruda grafitado em um velho muro arruinado, escondido em uma anônima rua de Palermo: "Se nada nos salva da morte, que pelo menos o amor nos salve da vida"...

Uma estação de rádio aqui do sul transmite futebol e notícias sobre futebol durante vinte e quatro horas do dia e sempre ao vivo! Só sobre futebol! Impressionante... Não sei de onde arrumam tanto assunto sobre um mesmo tema.... Pois é... Tenho escutado bastante....

Aquele amigo de muitos anos, hoje um vetusto Juiz de Direito em uma comarca próxima foi, em outras eras um músico de mão cheia. Lembro que enfrentou uma feroz oposição do pai, também Juiz, que não admitia que o filho enveredasse por aqueles incertos e suspeitos caminhos musicais. Quando era novo, trabalhou como músico na noite da cidade, quase sempre escondido... Será que ainda se esconde? Amigo... Onde anda o teu violão?

Morreu B.B.King... O blues está triste. Assisti um show do Rei do Blues em Porto Alegre, quando o veterano músico pediu permissão ao público para fazer o show sentado, pois estava adoentado. Foram duas horas do mais puro blues... Calou a voz maior do blues, "Lucille" silenciou ... o blues está sem rei...

A minha filha anda chateada com uma das suas professoras. A tal criatura não lhe causou nada de mal... O problema é outro! Segundo ela, a pessoa é exuberante em excesso... E arremata: "Odeio gente feliz demais"... Tá bem...

Meu banco me comunica que devo regularizar a situação cadastral e que coisas terríveis vão acontecer se eu não fizer imediatamente a atualização dos meus dados. Para tanto, devo comparecer na agência para resolver o assunto. Penso um pouco e telefono avisando que não vou até lá e que tenho boas razões para tal. O caso é o seguinte: chegamos na agencia, recebemos uma senha alfanumérica e aguardamos o atendimento, que é feito por um único e sonolento funcionário, depois de um interminável chá de banco... Resumindo: não vou e ponto final. Que o banco faça o que quiser! Como a cidade é pequena e quase todos se conhecem, alguns dias depois recebo o tal formulário em casa, levado por um educadíssimo estagiário, que esperou pacientemente o devido preenchimento do mesmo. Devem ser as vantagens da velhice... Resolvido!

Quando morava em Rio Grande, lá na ponta do Rio Grande do Sul, gostava de um bom prato de mocotó aos domingos e muitos bares e restaurantes da cidade ofereciam a espetacular iguaria. Não tenho encontrado nada parecido por aqui. Parece que o mocotó não costuma fazer parte do cardápio domingueiro do pessoal. Se alguém souber onde posso encontrar esta maravilha da culinária,por favor me avisem. É urgente!

Em 2014, uma crônica minha foi publicada na VII Antologia da Academia Riograndina de Letras, da Cidade do Rio Grande, minha terra natal,o que muito me honrou. A dita cuja crônica chama-se "As lágrimas da cobra!", e versa sobre uma divertida, mas mentirosa amizade entre um solitário peão de estância e uma perigosa jararaca, "cobra mui mala, por supuesto".... Ao receber os exemplares da Antologia, noto que trocaram a minha pequena biografia pela de um outro autor, oriundo de Erechim! Fantástico... Mudaram o meu lugar de nascimento... Vai ver que a jararaca andou atacando os editores...

Muito frio por aqui.... Lembro que até a alguns anos atrás, apreciava o inverno e os seus rigores. Não ando gostando muito por agora! Pé frio não é uma coisa agradável... Tá na hora de pegar a minha "campeira cu" no armário.... "Campeira cu"? Segundo o pessoal aqui da fronteira, o tal abrigo, oriundo das "tascas" uruguaias e corriqueiro por estas bandas, tem este apelido por uma simples razão: todo mundo tem um...

Visita dos filhos! Ameniza a solidão que adotei como modo de viver nestes meus tempos conturbados.... Na verdade,conviver comigo mesmo o tempo todo não é nada fácil.

Ando neuroticamente organizado.... Tudo a seu tempo e cada coisa no seu lugar...Não sei se isto é muito bom... Acho que gostava mais de mim antes, envolvido quase que sempre em uma mistura complexa de criatividade, devaneio, distração e confusões... Tomara que me livre desta coisa rapidamente. Saravá!

Me perguntam porque não tenho um Facebook... Reclamam que não apareço, que não sabem nada de mim e que ai o Facebook ajudaria... Pois é... A coisa não me atrai muito. Acho que não sou ainda suficientemente narcisista para me embrenhar nas redes sociais a fundo... Ademais, é fácil me achar: quando não estou trabalhando,estou em casa. Gosto de ser visitado. Não gosto muito é de visitar, recluso que me tornei... Facebook? Quem sabe mais tarde.

Frequentando a sexta década da vida, tenho pensado eventualmente na morte! Normal... Não me assusta muito a questão. O certo é que tenho uma grande curiosidade sobre este inevitável desfecho que me espera lá adiante. Confesso que o assunto me desperta interesse, e as vezes me sinto tentado a conhecer de modo mais íntimo os mistérios de Thanatos... Eros ainda prevalece, embora a duras penas!!

Me surpreendo ocupado com várias coisas ao mesmo tempo: assisto ao noticiário na TV, escuto a transmissão do futebol pelo inseparável "radinho" de pilhas, releio atentamente um calhamaço antigo de William Shirer sobre a queda da República Francesa na II Guerra, atualizo o computador e atendo o telefone para falar com a minha filha, curtindo um café e um mortífero e delicioso cigarro, sentado na única poltrona do apartamento... Tenho livros espalhadas pelos mais diferentes pontos da casa, do consultório, no carro.... e leio um pouco de cada um ao longo do dia! Deve ser isso que chamam de multimídia.... Ou será só "caduquice"? Prefiro um diagnóstico mais sofisticado, alguma coisa tipo "deficit de atenção", que anda em voga no meio médico. Do jeito que a coisa anda, ainda acabo na Ritalina...

Passo por uma rua da cidade e vejo uma pequena placa anunciando que ali na esquina, naquela modesta casa, nasceu Nelson Gonçalves. É... O dono da maior voz brasileira de todos os tempos nasceu em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai, onde moro e trabalho. Parece que a comunidade não dá muita importância para isso,pois não lembro de ter visto mais nada por aqui que lembre ou homenageie o ilustre filho de Santana. Nada de nada! O pessoal parece que só pensa em comemorar a Semana Farroupilha o ano inteiro... Gaita, cavalo, churrasco e afins... Nada contra, mas é sempre tudo igual... Se o inigualável Nelson Gonçalves cantasse milongas e usasse bombachas e lenço colorado no pescoço, talvez a coisa fosse diferente. Quem sabe!!!

"Você sabe o que é ter um amor, meu senhor,

Ter loucuras por uma mulher...

E depois encontrar este amor,meu senhor,

Nos braços de um outro qualquer..."

Um fragmento de "Nervos de aço", de Lupicínio Rodrigues, . o "Lupe"....

LCRivera - 2015 - julho.