RELAXA E GOZA

Este termo vulgar e de total descompromisso com o público – nessas horas choca e deixa indignada boa parcela da população pensante - do ponto de vista crítico –, nesse Brasil.

Caso fosse uma mulher de uma casa de tolerância da Rua Guaicurus no centro de Belo Horizonte – zona boêmia – não surtiria tanto efeito, mas este termo foi dito por uma mulher que representa o Estado Brasileiro, Marta Suplicy, no governo de Lula, no momento de um catástrófico acidente aéreo.

Tal fato demonstra muito bem como as pessoas públicas fazem política nesse país, sendo capazes de tornar ainda mais vulnerável e até ridículo, os fatos vergonhosos que retratam bem a situação em que os cidadãos de bem, que pagam elevados tributos, são colocados a mercê desse sistema centralizador e autoritário de fazer política.

Os políticos brasileiros usufruem do público como se coisa particular fosse, tornando o público motivos de chacota e risos – com disfarces para encobrir certos embaraços corruptos: físico, moral e financeiro!

Sabemos muito bem que as empresas estatais estão repletas de funcionários políticos, com altos salários e os funcionários de carreira – especialistas – estão à margem de seus reais trabalhos. Os recursos do erário público foram investidos nesses especialistas e agora, possuidores de conhecimentos, estão fora da produção e do trabalho especializado em muitas estatais. Existe um elevado prejuízo nesse sistema governamental e ninguém tem capacidade de fazer nada decente.

Enquanto isso, os brasileiros que trabalham e recebem seus salários dignamente – necessitam dos aeroportos e empresas privadas de navegação aérea e uma série de outros agentes trabalhistas têm os serviços inoperantes –, pagam caro e acabam dormindo nos bancos dos aeroportos, por ineficiência dos dirigentes políticos, sem conhecimento técnico que ocupam altos cargos nas estatais.

Engraçado isso no Brasil: quem trabalha muito ganha pouco e quem não trabalha traz transtornos aos trabalhadores e ganha muito para isso...

Temos mesmo quer relaxar e gozar muito, caso contrário até esse direito – natural e sagrado – de prazer pode ser tomado pelos nossos políticos.

Meu avô, que Deus o tenha, viveu no sertão e quase sem estudos, sempre dizia que quem deveria fazer política no Brasil deveria ser os homens bons e de vocação... Mas a realidade é outra. E alguém de bem se habilita?...

Newton Emediato Filho
Enviado por Newton Emediato Filho em 14/06/2007
Reeditado em 23/05/2010
Código do texto: T526159
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.