A Invenção do Rádio.

“Um resumo da história do rádio. O rádio foi criado na Itália, por Guglielmo Marconi, em 1897. Em 1906 o norte- americano Lee Forest construiu a válvula termoiônica.

O número de radiouvintes aumentou bastante, a partir de 1916, quando o norte-americano David Sarnoff colocou em prática sua ideia de fabricar receptores.

O rádio no Brasil, a primeira emissão ocorreu em 7 de Setembro de 1922 e constituiu em um programa composto de peças musicais e um discurso do Presidente Epitácio Pessoa, comemorando o centenário da Independência.

Edgard Roquete Pinto e Henrique Marize, fundaram a PRA-2. Rádio sociedade do Rio de Janeiro, que pretendiam, “Grande mestra dos que não sabem ler."

O primeiro rádio na casa de meus pais foi lá mais ou menos no ano de 1947. A pilha era como um tijolo gigante, pesava de cinco a seis quilos. As primeiras músicas que ouvíamos eram caipiras. Duplas como Raul Torres & Florêncio. Tonico & Tinoco. Riamos com Alvarenga & Ranchinho.

Meu pai gostava de ouvir Getulio Vargas,“ Brasileirosssssssssss! Sindicalizai-vos...”

Um dos eventos no mágico aparelho, foi a voz de Nellia Melba atravessando os ares ao interpretar e, qual sereia moderna, uma ária da ópera La Bohème, encantando ouvintes ingleses, francês, italianos e noruegueses.”

Cantoras eram Marlene, Carmélia Alves, Emilinha Borba e Dolores Duram entre outras, mais ou menos famosas.

Futebol, o destaque era:- Flamengo x Fluminense.

Rádio novela, colocavam milhares de radiouvintes perto da caixa mágica. Choravam e riam perto dela.

Pesquisa em “ Grandes Fatos do Século vinte.

Dos programas humorísticos lembro do “Balança mais não Cai” Marmelândia, o Pais das Maravilhas. Já mencionavam corrupção.

Lair Estanislau Alves.