Bofes - Crônicas do serviço público

Não tive dúvidas fui consultar a Velha Senhora.

Para esse caso precisava do depoimento de quem viveu esse momento histórico. Não foi uma vez que ouvi Ela usar a expressão "botou os bofes pra fora".

Mas antes é preciso constatar, que a comunicação expressa na língua falada, acompanhada de gestos, trejeitos corporais e mímicas fisionômicas, dizem muito mais do que palavras grafadas.

Quando ouvi uma colega perguntando a outra. " - E o seu bofe! Vem quando?" Me senti intimidado.

Outro, que de forma incisiva, porém, um tanto delicado, disse: " Botei o Bofe pra fora!!!".

Do que ou de quem estão falando? Sim, nas repartições públicas as alternativas são do que ou de quem se fala.

Lá estava Ela sentada em sua poltrona reclinável, aguardando uma consulta, com os pés junto ao fogo da lareira, pausadamente, desenvolvendo uma introdução para esclarecer qualquer questão.

O ser humano é uma enciclopédia. Quando mais velho, mais informação e experiência. Eu sei que dirão que o Sr. Google tem todas as respostas, porém, quando da falta de sinal só há duas alternativas: aguardar seu retorno e remoer no íntimo as duvidosas angústias ou recorrer a Velha Senhora.

Então... A Senhora não falha.

- Mano, bofe é a miudeza. Pulmão, parte das vísceras. "Botar os bofes pra fora" e o mesmo que vomitar!

Não era suficiente. Fui pesquisar.

Em 1972-73 foi exibida uma telenovela intitulada O Bofe, onde dois personagem broncos, mal educados, suburbanos, malandros, se enquadravam no que era conhecido, à época, como "bofe".

Então, no plural é vomitar e no singular pode ser expulsar um elemento? (Nada a ver com água,terra,fogo e ar...)

Mas donde deriva?

No popular, português ou espanhol, o pulmão é chamado de bofe, e como são dois, justifica o plural.

Acredita-se que bofe deriva de bofar, variante de bufar. De onde vinga outra exclamação comum: "Pesado demais, pra levantar quase botei os bofes pra fora!!!!".

Bom, com o conhecimento adquirido fui testando o dos outros.

No que entra um colega na sala, de supetão, indago:

- Você já comeu um bofe?

A resposta foi uma pergunta inusitada.

- Assado ou cru?

Retornei as pesquisas. O que sei ainda é insuficiente.

- Alguém tem um Aurélia ai pra emprestar?