A História do Ratinho.

A HISTÓRIA DO RATINHO.

Dona Amélia era uma simpática senhora que tinha um pequeno sítio próximo à cidade, neste seu pequeno pedaço de terra havia alguns animais que ele cuidava, uma galinha, um porco e uma vaca, e também dois intrusos, a cobra e o ratinho.

Esse pequeno rato morava no porão da casa, ele era um exímio ladrão de queijos, os queijos produzidos pela dona Amélia eram os mais deliciosos de toda a região, seu esposo José sempre ajudava a esposa na hora de fazer os queijos. Certo dia seu esposo percebeu que os queijos estavam com mordidas, e eram de ratos, o exímio ladrão havia sido descoberto e uma drástica atitude seria tomada, seu José comprou diversas ratoeiras que seriam espalhadas por toda a casa.

O astuto ratinho percebendo o perigo buscou ajuda entre os animais do sítio, primeiramente procurou a galinha:

_ Bom dia dona galinha, será que a senhora poderia me ajudar, é que os seus donos compraram ratoeiras novas e estou com medo de ser pego.

_ Eu te ajudar_ Disse a galinha rudemente_ nunca, não é problema meu.

O ratinho saiu entristecido e foi procurar o porco, quem sabe ele se sensibilizaria:

_ Bom dia senhor porco, será que o senhor poderia me ajudar, os seus donos compraram ratoeiras novas e estou com medo de ser pego.

_ Ajudar um rato, nem morto_ Disse o porco com arrogância_ isso não é problema meu.

O ratinho cabisbaixo saiu em direção a sua ultima esperança, a vaca:

_ Bom dia senhora vaca, será que a senhora poderia me ajudar, é que os seus donos compraram ratoeiras novas, e estou com medo de ser pego.

_ Eu te ajudar, nem morta, tenho cascos, não tenho medo de ratoeiras, e saia daqui logo.

O ratinho triste por não conseguir ajuda foi para sua toca, passou a tarde e veio à noite, e no começo daquela mesma noite seu José armou todas as ratoeiras que tinha comprado, e foi dormir, algumas horas depois, no meio da madrugada dona Amélia ouviu o som da ratoeira desarmando, no mesmo instante pensou. “ Foi o rato, pegamos ele, pela manhã jogo esse ladrão na lata do lixo.”

Quando amanheceu dona Amélia foi direto à ratoeira que estava em baixo do armário, ao ver um pedacinho de um rabo, que julgou ela ser do rato, ao esticar a mão para puxar a armadilha, veio a desagradável surpresa; era a cobra que estava presa e esta lhe deu uma tremenda picada.

Ao ver a cena seu esposo correu para o médico, pois sabia que aquela cobra era venenosa, o sítio e os animais ficaram sozinhos.

Dois dias depois ela retornou para casa, estava ainda muito fraca e o médico recomendou que ela fizesse repouso e se alimentasse somente de canja, seu José não teve duvidas, matou a galinha para fazer a canja para a esposa. Os dias se passaram e dona Amélia continuava na mesma, não teve jeito ela teve que ser internada novamente, o médico disse que ela ficaria ali por tempo indeterminado, seu José teve que pedir ajuda aos parentes, e para alimentar a todos teve que matar o porco.

Uma semana depois dona Amélia não resistindo ao veneno da cobra, veio a falecer, seu José ficou desconsolado. O velório seria no sitio mesmo, todos os seus parentes viriam, sem saber como alimentar tanta gente matou a vaca.

Moral da história. “Nunca pense que determinado problema não é seu, uma ora ou outra ele retorna para você, por isso o melhor a fazer é não ignorar os problemas e sim resolvê-los.”

Essa história foi contada por meu chefe no trabalho, para ilustrar uma situação que havia acontecido há muito tempo, e eles tinham ignorado o tal problema achando que não era deles, o resultado é que o problema retornou com juros e correção monetária.

Tiago Pena
Enviado por Tiago Pena em 21/06/2015
Código do texto: T5284965
Classificação de conteúdo: seguro