Causos de Pai Francisco
 
Tem coisas que nem por decreto devemos manifestar perante desconhecidos porque existe sempre aquele que está antenado, de rádio escuta para saber todos os práxis, meus sonhos , e anseios que  se encontra aberto para o que se passa de modo que  aquele quer de todo moído sem sequer desperdiçar o que escuta, mesmo que não se encontre em linha reta e faça muito barulho para se acertar o alvo.
Quem quiser que fale de mim, estou fazendo meu mkt , e faço em prol de mim mesmo e daqueles por onde cada qual que conheço tem sua praia, e sabe por bem como esperar o momento certo do ataque. Por exemplo , quando ouvir o tilintar da prata , e o apito do navio duas ou três vezes, eu jamais irei esperar por algo ruim. Eu vou estar de malas prontas, e largando todos os cabos que me prendem a esta. Nasci para o que sou, e se assim penso logo existo. Não irei dar mole, mais mole do que já dei. A sopa tá quase indo à mesa e pronta com mais alguns quitutes para servir aquém se interesse por ela. Eu só sei minha gente que não adianta espantar a mosca, se o troço é do homem ninguém come, nem dele se apossa, este homem sabe muito bem como dele tratar.
Também não sou contra a opinião de ninguém se assim difere da minha. Bem recordo dos causos de Pai Francisco que aborda de certo modo a precaução que temos em esta defender. Pois segundo o mesmo hoje nos contava a historia de tempos pelo quais passamos onde um marujo tira onda de comandante, e manda reforçar todas as amarrações possíveis da sua embarcação naquele cais. E de repente quando menos espera  o mar se agita e o tempo fica zangado que nem sequer o quê destruindo tudo que encontra a frente.
E  este marujo que tira onda , sai ileso por causa do que fizera. Creio que o Francisco ao nos passar este causo recorda naquele momento de seu conterrâneo que escrevera Capitães de Areia. Um livro maravilhoso segundo quem já leu, eu ainda não tive tal oportunidade de degustar do mesmo recheado de vatapás e acarajés.  E para finalizar tal resenha sem nenhum escarnio, espero que ninguém se deixe abater por ter sido minguado do cargo, deixando de ver o que mais interesse no momento, ou um pouco mais adiante.  Notícia boa é que aquele que esteja apto sinta-se convidado para sentar-se a mesa.