Recantistas destacados

Não sou crítica literária, devo dizer. No entanto, fico assombrada com dois escritores do Recanto. Rosa Pena, recordista de postagens e leituras, espanta pelo número. Quase idêntico dá-se com o escritor Jorge Sader Filho. Não tem muitas leituras e posta muito pouco, naturalmente por se dedicar mais aos livros. Fui a revisora do seu livro “Casarão”, onde ele explora a dualidade com exímia técnica e beleza na construção do todo. A única livraria que a obra pode ser encontrada é uma das mais importantes e tradicionais do Rio de Janeiro, a “Leonardo da Vinci”, há mais de meio século suprindo o mercado exigente com livros de arte, na maioria dos casos.

Sader conseguiu a proeza de ser convidado por editora norte-americana a publicar “A Regra do Jogo”, seu primeiro romance. O livro, que tomou o nome “The Rules of the Game” está distribuído mundo afora. Americanos quando entram em negócio não gostam de perder. Jogam pesado. Já li, mas o autor que me perdoe: “Casarão” é muito superior, é um livro requintado, de apenas noventa páginas, se não me engano. Quem fez crítica aqui no Recanto foi a poetisa e autora Mardilê Fabre, com a qual estou plenamente de acordo.

Os dois, Rosa e Jorge, têm um pecado sério. São extremamente modestos. Deveriam, sem a menor dúvida, ‘jogar mais pesado’, como os norte-americanos.