A BADERNA POLÍTICA CONTINUA...

A BADERNA POLÍTICA CONTINUA...

O bom da vida está dentro de você. Não está em outro lugar. Você sente vontade de se descobrir, quando vê que tem dentro de si o melhor que existe. Não é assim com as coisas em geral? Quem acha que é bom o comércio não tende a ser comerciante? Bem dentro de você, no seu coração, mente e espírito, está um oceano de felicidade. “Aprecie-o e nele navegue aos ventos da sabedoria, paz e esperança”. (Lourival Lopes).

Perante Deus, todos os homens são iguais, pois tiveram o mesmo princípio e destinam-se, sem exceção, ao mesmo fim: a glória e a felicidade. As dissemelhanças que apresentam entre si, querem em inteligência, quer em moralidade, não derivam da natureza íntima deles; resultam apenas de haverem sido criados há mais ou há menos tempo e do maior ou menor aproveitamento desse tempo, no desenvolvimento das aptidões e virtudes que lhes são atribuídas, consoante o bem ou mau uso do livre-arbítrio por parte de cada um.

A ambição e a inveja de uns, somadas ao idealismo irrefletido de outros, fazem que muitos sonhem com uma quimérica igualdade das riquezas, que, se chegasse a concretizar-se, “seria desfeita em curto prazo pelas forças das coisas”, acrescentaram, ainda, aquelas mesmas vozes. Não se infira daí que as falhas de nossa estrutura socioeconômica, responsáveis por tantos sofrimentos, não devam ser sanadas. Pelo contrário, todos nós devemos lutar para que as instituições terrenas se aperfeiçoarem, permitindo alcancemos uma situação tal em que caiam os privilégios de casta ou de nascimento; extingam-se os preconceitos de cor, de raça e de crença; haja oportunidades educacionais para quantos as desejem, indistintamente; as sanções penais não recaiam tão somente sobre os fracos; a mão-de-obra seja associada e não escrava do capital.

Como de costume a política brasileira está sempre em voga, mas com fatos que denigrem sua imagem, pois os nossos representantes querem açambarcar tudo que veem pela frente em prejuízo dos menos favorecidos e esse procedimento fere e muito as Leis Morais. Veja: “E agora mais essa”. A CPI da Petrobras se prepara para convocar Eike Batista a esclarecer se recebeu ajuda de um sócio de José Dirceu para conseguir um contrato milionário com a estatal. Na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), ele terá de explicar se há relação entre o contrato para seu estaleiro fornecer plataforma à Petrobras e o pagamento de comissão à consultoria da Júlio Silva, por um serviço não prestado.

Com aparições restritas a raríssimas entrevistas, o ex-bilionário e hoje recolhido empresário Eike Batista deve logo voltar aos holofotes: corre na CPI da Petrobras um requerimento para que ele seja convocado a depor sobre conexões mal explicadas de seus negócios com o manjadíssimo enredo das consultorias ligadas a grão-petista que faturaram alto para facilitar contratos milionários com o dinheiro público. No caso dele, as suspeitas se voltam para as circunstâncias em que o consórcio integra constituído por sua empresa de estaleiro, a OSX (em recuperação judicial), e pela construtora Mendes Júnior (já enrolada no Petrolão), venceu a concorrência para a fabricação de duas plataformas de petróleo para a Petrobras, a P-67 e P-70. Preço 900 milhões de reais cada um.

Com as obras se arrastando, até hoje não ficaram prontas. Tem muitos vampirizadores no governo do Partido dos Trabalhadores e a vítima sempre é a estatal Petrobras, que parece que substituíram a extração de petróleo, pela arrecadação de dinheiro ilegal. A economia segunda afirma ministro Levy está melhor, mas longe do ideal. O plano de governo para os transportes, apesar de ser diminuto diante da precariedade do país na infraestrutura, traz como boas-novas a redução da interferência estatal e o incentivo ao investimento privado. Plano federal de concessões em transportes, 20 bilhões (0,3% do PIB). Investimentos totais em infraestrutura 150 bilhões (2,5% do PIB).

O Brasil investe pouco. Gastos com obras na infraestrutura (transportes, saneamento, energia e telecomunicações) em porcentagem do PIB: Brasil 2,5%, Peru 4%, Chile 5%, Índia 6%; China 13%. Nelson Barbosa ministro do Planejamento: “O primeiro passo para os investimentos é a estabilidade”. O PIB total do Brasil atingiu 6,2 trilhões. Uma gota no oceano: - a privatização de ferrovias, rodovias, portos e aeroportos colocará apenas 20 bilhões de reais na economia em seu primeiro ano. (valores em reais, em 2016) – 0,25 do PIB (Produto Interno Bruto). O Partido dos Trabalhadores (PT) tucanou as privatizações.

Acuado pela oposição em audiência no Senado sobre as privatizações esconjuradas pelo PT, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, saiu-se com esta: “Concessão é usar e depois devolver, privatizar é vender”, uma pintura de explicação que deveria está nos livro dos recordes. Eu não tenho nenhum problema com as privatizações. Barbosa repete o discurso do PT quando dizem que não fez privatizações, como os tucanos, e sim concessões. A ginástica retórica não tem razão de ser. Internacionalmente, privatização é o termo mais amplo empregado sempre que o Estado transfere, parcialmente ou em sua totalidade, suas atribuições ou suas empresas para a iniciativa privada.

A verdade é que o PT tucanou mesmo. (Fonte: Revista Veja). A radiografia do Estado. O fracasso dos anos Dilma Rousseff não resultou apenas em recessão; o aumento do endividamento do Estado inflou a despesa com juros e levará anos para ser revertido. O valor total do endividamento em relação ao tamanho da economia subiu ao maior nível desde 2009, passando de 51,8% para 66%. As razões do aumento foram empréstimos para o BNDES, intervenções do dólar e aumento de gastos. A História libertada. Em decisão que reafirma a liberdade de expressão como fundamento da democracia, o STF derrubou a exigência de autorização prévia para a publicação de biografias.

“A liberdade de expressão não é garantia de verdade ou de justiça. Ela é uma garantia da democracia”. (Luís Roberto Barroso). “Pela biografia não se escreve apenas a vida de uma pessoa, mas o relato de um povo, os caminhos de uma sociedade”. (Cármem Lúcia). Várias obras biográficas, sobre personagens fundamentais da história e da cultura brasileira – Lampião, Noel Rosa, Manuel Bandeira, Garrincha, Guimarães Rosa, Roberto Carlos -, tiveram sua circulação proibida. Com base no a intimidade garantida pelos artigos 20 e 21 do Código Civil, os juízes entendiam que, para publicar uma obra do gênero, era necessária a prévia autorização do biografado ou de seus herdeiros.

Esse beija-mão acabou: o STF declarou “inexigível” o consentimento prévio. A pesquisa histórica e o direito à informação respiram com mais folga. A| ministra Cármem Lúcia, relatora da ação, definiu a ressonância histórica da decisão com uma frase das cirandas de sua infância: “Cala boca já morreu”. Roberto Carlos que censurou a biografia escrita por Paulo César Araújo, agora faz de conta que o STF não contrariou suas ideias. Em outra ocasião vamos focar o assunto “Justiça só para maiores”. Os jovens que participaram do estupro coletivo no Piauí que terminou na morte de uma jovem ficarão no máximo três anos internados. Isso é Justo? Você é a favor da maioridade penal aos 16 anos? Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 25/06/2015
Código do texto: T5289951
Classificação de conteúdo: seguro