Mensagens que edificam - 74

Para quem pensa que vírgulas são dispensáveis, saiba que elas são o lapso necessário para o respirar e a mediação exata para dar sentido à uma frase. A ausência dela pode trazer uma interpretação deturpada e uma ideia contrária daquilo que realmente era pretendido dizer. Se assim não o fosse o nosso idioma seria feito apenas de pontos e não de pontuação. Pode até parecer redundante, mas tem outra conotação, e olha uma vez mais a vírgula aí. Sem ela eu poderia perder o fôlego e a minha oração seria uma manifestação de respiros arritmados, e provavelmente não me faria entender. Eu diria que a vírgula é o contrapeso de uma balança onde se aferem os preços de uma mercadoria altamente valorizada: A verbalização. Eu posso dizer que quero alguma coisa, mas se me faltar esta tão importante pontuação pode ser que eu não seja relevante o bastante para fazer prevalecer o que preciso. Assim é a nossa vida. Feita de pontos e vírgulas, que como complementos indispensáveis me permitirão refazer do cansaço, mesmo que por um breve tempo, mas o tempo inexorável para que eu reflita e decida que rumo tomar. Ela não dura mesmo o tempo de um ponto, parágrafo ou final, mas dá a conotação que o texto requer para ser entendido sem que se peça uma extra explicação. Ignorar a vírgula é ignorar o tempo e o espaço de uma atitude verbalizada ou praticada. Todos nós precisamos deste precioso, pequeno e curto intervalo que faz toda a diferença quando eu ajo ou tão somente falo.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 05/07/2015
Código do texto: T5300150
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.