FELICIDADE

O que torna as pessoas infelizes? Ou, melhor: porque as pessoas são infelizes?

Pra começar, o que é felicidade?

Para uma pessoa tornar-se feliz é de se supor que antes estivesse infeliz ou indiferente. Entretanto, o conceito de felicidade muitas vezes se confunde com alegria e satisfação. Vamos ao dicionário: "Felicidade é um estado de bem estar e contentamento". E, para atingir este estado, uma ação efetivou-se ou por nossa iniciativa ou por iniciativa de outrem.

Todavia, existem aqueles momentos prazerosos como contemplar o por do Sol no rio Guaíba, na praia de Ipanema ou na Usina do Gasômetro aqui em Porto Alegre. É lindo de se ver. Sorvendo um bom chimarrão e admirando o Sol se pôr lentamente no horizonte. É um bem estar e um estado de contentamento. É o que a natureza nos oferece: um maravilhoso por do Sol. Mas o Sol se põe todos os dias durante a eternidade. Não o vemos quando está nublado, mas a rotina é eterna. Toda esta contemplação é sinônima de felicidade, então.

Outro estado de contentamento e bem estar é quando estamos saboreando um bom churrasco.

Certa vez um vizinho e amigo chegou feliz da vida depois de um fim de semana de caça. Havia abatido marrecos e perdizes. Mostrou-me o produto da aventura com o sorriso lá nas orelhas, cheio de orgulho. Ele estava feliz da vida.

Por um momento senti pena daqueles bichinhos mortos. Que culpas tiveram para ter uma morte tão triste?

Nós, gaúchos, adoramos churrasco. O gado morre para nos dar alegria. É assim que funciona.

A mãe onça, quando abate um antílope para dar de comer aos filhotes e para seu bando deve entrar também num estado de contentamento e bem estar. O mesmo não acontecerá para a família do animal abatido. É uma triste perda. Entretanto, está gravado no tecido espiritual dos seres vivos de todas as espécies, que a predação é um ato natural e por isso o mecanismo de alerta e defesa são inerentes a todos eles. Após um breve lamento, a vida segue e a natureza restabelece o equilíbrio. Nesta dinâmica, a felicidade tem um componente de tristeza. A mãe leoa sabe que, quando tem um novo chefe no bando, seus filhotes correm perigo. E, por mais que ela os esconda, o novo macho os encontrará e irá matá-los. Após um breve lamento ela entrará no cio e acasalará com o novo macho para ter sua outra prole. Para os seres vivos e para o ser humano a felicidade não é contínua. Nunca se é feliz o tempo todo. E esta falta de entendimento é que causa a infelicidade. Entretanto, esta contenda de procurar bem estar e o estado de contentamento tem um componente sombrio. É como dizer que a nossa felicidade depende da infelicidade de outro. Será mesmo? Dá para concluir que a felicidade não pode ser sinônima de bem estar ou contentamento, pois, ela, a felicidade, é muita mais sublime que isto. A FELICIDADE SÓ É REAL SE PROPORCIONAR O BEM A DOIS AGENTES. Ajudar alguém que necessita, o deixa feliz e nos deixa feliz também. Isto é felicidade! Então, devemos mudar os conceitos: Felicidade, bem estar e contentamento não podem ser a mesma coisa!

O SER HUMANO, PARA SER FELIZ, TEM QUE SERVIR E NÃO “SE” SERVIR.

Pela dinâmica da Criação, é humano SERVIR para ser FELIZ.