Mensagens que edificam - 77

A escamoteação do caráter, ou melhor, do mau caráter, é o subterfúgio utilizado por quem faz do convívio uma possibilidade oportunista de se galgar algo que traga benefício único, egoístico e despreocupado com possíveis consequências danosas a outrem. Se esconder por de trás de uma falsa personalidade fazendo de uma aparência por vezes simplória e inocente onde o engano não é um equívoco despercebido, mas um golpe engenhosamente concebido com a devida antecedência e a malévola premeditação, que agrava ainda mais a atitude de inconsequência comportamental. Pode-se contar quantos amigos verdadeiros ganhamos no decorrer da vida. Os nossos caminhos estão repletos, não de bons samaritanos, mas de inoportunos e decadentes puritanos, que muitas vezes tentam se valer de uma boa lábia e de uma conversa macia, quando na verdade estão escondidos por trás de uma máscara de sorriso morto e aspecto de felicidade desenhada num subterfúgio fúnebre, onde qualquer tentativa de transparecer vida acaba por denunciar uma investida mal lograda onde o resultado é um beco sem saída. Não há encenação que dure por toda uma vida. Após um determinado tempo termina o ato e os atores se despem dos seus personagens e terminam por revelar suas verdadeiras identidades. Não há jogo que nunca termine, como não há logro que se perpetue. Ser artista no palco da vida só se for pra trazer alegria, mas nunca, nunca mesmo a euforia de um carnaval fora de época onde não existem foliões, mas fanfarrões à espreita de um distraído, para intentar numa terça uma antecipada quarta-feira de cinzas.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 09/07/2015
Reeditado em 09/07/2015
Código do texto: T5305519
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.