QUAL É MEU TEMPO?

.

Ninguém sabe qual é seu tempo. Mesmo gozando plena saúde, sinto a sensação que não terei tempo de fazer tudo. Tudo que planejei tudo que sonhei tudo que desejaria. Não me entrego. Estou na luta. Mata um leão a cada dia. Invento tempo e pareço que meu dia tem mais de 24 horas quando começa a listar meus feitos.

.

Mas a vida é assim: às vezes leva os mais novos deixando os pais e avós chorarem a perda do filho e muitas vezes com idade avançada mesmo em plena vigor vamos de repente sem nenhuma desculpa. Faz parte!

.

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz” é o que faço agora, enquanto ando, enquanto escuto, enquanto falo. Ainda falta muito que fazer para completar meu ciclo e não sei se terei tempo. Certas coisas tenho a certeza que “o tempo” já não me permite concretizar. Sempre sonhei ser uma exímia “amazonas” e como queria flutuar no papel de bailarina na “dança do cisne” para um grande público num lindo teatro. Sonhos...

.

Terei tempo de fundar uma ONG para prestar serviços aos jovens e idosos? Como escrever minha história sem ter contribuindo efetivamente na proporção que gostaria, sem ter multiplicado mais meus saberes e sem ter distribuindo carinho, afeto e conforto aos velhinhos principalmente? Falo assim como se eu não fosse uma sexagenária. E fico me indagando se sou mesmo nesse exato momento que me intitulo como terceira idade. Tomo consciência disso somente quando me olho no espelho e vejo que meus cabelos brancos precisam ser tingidos ou quando olho para as minhas mãos e vejo os traços de que o tempo passou.

.

Ainda me falta conhecer pedaços desse grande mundo. E me pergunto se existe outro? Não me conformo de morrer sem ter ido a Marte ou a Lua se depois de minha partida souber que lá é habitável. O Brasil é uma federação composta de 26 estados e um Distrito Federal. Já visitei o Distrito Federal e a capital de 19 estados com suas principais cidades. Quanto ao Piauí sinto o desejo de explorar “tintim por tintim” e depois sair contando e divulgando suas belezas e suas riquezas como fazem os irmãos dos outros estados que sabem tão bem fazer marketing e vender o turismo de suas terras.

.

Quero ainda ter tempo nessa vida para compreender melhor o ser humano. Entender porque uns são tão bondosos e outros tão amargos. Porque uns lutam pela vida e outros esperam que a vida lute por eles. Compreendi com a idade que devemos evitar estereótipos, julgar antecipadamente. Tudo tem seus motivos. Entender cada um é a melhor opção ao invés de apontar o dedo e criticar severamente.

.

.Quase ninguém tem tempo de se entender quanto mais entender os outros. E nessa pressa de correr a nenhum lugar nem mesmo escolhas corretas fazemos para nossas vidas. Aleatoriamente montamos o “quebra cabeça vida”, sem ter a mínima preocupação de verificar se as peças se encaixam. Um dia descobrimos que não era aquela peça que completava o jogo. Começamos do ponto zero e haja tempo para montar novamente tudo de forma harmoniosa

.

Quero ter tempo de preparar meu coração para perdoar, para não guardar mágoas e contribuir sempre para um mundo melhor e feliz.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 10/07/2015
Reeditado em 10/07/2015
Código do texto: T5305843
Classificação de conteúdo: seguro