É PRIMAVERA?

.

Julho, sétimo mês do ano, o inverno já se despediu. Para nós nordestinos existem apenas duas estações: a chuvosa e a seca. Os guarda-chuvas e sombrinhas já foram guardados para o próximo ano, estamos no período da seca, o verão.

.

O mês de junho já foi recebido com o calor do sol, com o calor das fogueiras das festas de Santo Antônio, São Pedro e São João e com o calor humano dos nordestinos que com alegria e muito entusiasmo se uniram para dançar a quadrilha e o Bumba meu Boi.

.

Agora, chegando julho, a paisagem piauiense se veste com outro aspecto. As bougainvilleas, designada como bougavílias, planta nativa da América do Sul, conhecida também com o nome de “primavera”, alegra as residências, as ruas e a cidade nas suas diversas nuances, às vezes com pétalas simples e outras dobradas, colorindo, embelezando e sugerindo um self. Somos também presenteados nessa época do ano com o espetáculo dos Ipês, lindas árvores que floram depois do inverno. Suas cores brancas, amarelas, roxas ou lilás começam a surgir contornando a BR 343 e são encontrados também nas ruas colorindo e embelezando. Lindas paisagens! São plantas nativas que proporcionam um belo espetáculo e que sustentam suas flores até perto do outro inverno.

.

Como a primavera é a estação que segue o inverno e é associada a exuberância da flora, será que podemos dizer que estamos na primavera? Basta dar uma olhadinha nos jardins que enxergamos o brotar das icsórias e de outras espécies de flores que surgem com todo vaidade e esplendor, nessa época.

.

Pelo sim, pelo não, vamos aproveitar o mês de julho, mês das férias escolares e colocar a primavera em nossos corações. Tempo bom não existe para ninguém, principalmente nesse momento em que o país passa por uma crise. Mas, tristeza não resolve, vamos usar as armas que se tem e pôr flores em nossos caminhos, em nossas palavras, em nossas ações.

Nós parnaibanos e os residentes nas proximidades têm o privilegio de contar com belas praias. É tempo de aproveitar. Faz parte da programação do mês de julho a busca do sol, do mar, do descanso e do lazer.

.

O vento não tarda chegar aos quatro cantos da cidade para o prazer dos turistas que moram em local quente como os nossos vizinhos teresinenses. Vale ressaltar que temos permanentemente ventania “no corredor dos ventos” (Rua Oscar Clark com a Presidente Vargas), local que pode até ser considerado ponto turístico de Parnaíba porque em qualquer época do ano encontramos ali o ar em movimento, deixando as mulheres em apuros, tendo que segurar a saia e os cabelos ao mesmo tempo.

.

O divertimento é ingrediente para a receita de qualidade de vida enchendo qualquer um de energia. Reunir amigos para um café pode ser uma boa diversão “primaveril”. Costumo dizer que para cada amigo depositamos afinidades diferentes. Há os que sabem escutar, mas não sabem nos divertir, há os que sabem nos divertir, mas não sabem nos aconselhar. Cada um tem o seu valor e todos são importantes. Não podemos viver sem eles. Feliz do homem que sabe preservar suas amizades e conviver com as pessoas. Ninguém é perfeito.

.

Temos que regar as flores do nosso jardim, as amizades, nossa família, nosso trabalho, economizando água, planejando nossos gastos, evitando riscos e prejuízos. É tempo de crise! Mas não podemos perder as esperanças de dias melhores. “Depois da tempestade vem a bonança”. É preciso crer.

.

Precisamos ter nos olhos e sensibilidade para enxergar a primavera mesmo quando tudo parece estar confuso. A primavera é um estado de espírito. Mudou o tempo, mudou as esperanças, mudou as nossas expectativas, mas plantas nativas continuarão florando e cada um vai fazendo a sua parte, cuidando com carinho e com afeto de seu jardim.

.

A vida continua!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 10/07/2015
Código do texto: T5306359
Classificação de conteúdo: seguro