PIAUÍ TERRA QUERIDA

.

PUBLICAÇÃO NO JORNAL "NORTE DO PIAU" EM OUTUBRO DE 2013

.

Como filha dessa terra, “que é filha do sol do equador”, não poderia deixar de prestar minha homenagem no mês que nosso estado completa 191 anos. Foi no dia 19 de outubro de 1822, que a Câmara da Vila de São João da Parnaíba proclamou sua emancipação em relação a Portugal, marcando a adesão do Piauí à independência do Brasil. Essa é a data oficial do Dia do Piauí – 19 de outubro - decorrente da Lei Nº 176 de 30 de agosto de 1937.

Ao Piauí, “pertencem a nossa vida, nosso sonho e nosso amor”. Não há como não se apaixonar pelas suas belezas que são inúmeras. Sete foram apontadas como as mais belas do estado, em abril de 2012, através do concurso realizado pelo sistema Meio – Norte de Comunicação. São elas: Delta do Parnaíba, a Catedral de Picos, a praia de Barra Grande, a Cachoeira do Urubu que fica entre Esperantina e Batalha, a Cachoeira do Xixá em Batalha, o Morro do Gritador em Pedro II, os Casarios de azulejo de Amarante.

“O Piauí é Rico – em Grandes Oportunidades” esse é o título do livro de autoria do parnaibano e imortal da Academia Parnaibana de Letras, João Paulo dos Reis Velloso. Na obra, o autor nos instiga a levantarmos a voz para denunciar e propor que se transforme o potencial piauiense em realidade. O ex- ministro do planejamento enfatiza as potencialidades do Piauí, seus recursos naturais, o solo fértil e plano adequado para a agricultura, abundância de água e terra, recursos minerais no sudeste do estado, uma diversidade ecológica abençoada, um Delta em mar aberto, único das Américas e evidencia o Parque Nacional da Serra da Capivara que ostenta o mais antigo sítio humano que se conhece nas Américas.

Nada mais oportuno do que aproveitar o aniversário do estado para atender o apelo do nosso conterrâneo, o intelectual parnaibano João Paulo dos Reis Velloso e levantarmos a voz, arregaçarmos as mangas e cobrarmos estradas para escoar a produção dos cerrados piauienses, insistir na restauração da navegabilidade do rio Parnaíba e da Ferrovia do Nordeste, trecho Teresina a Altos e de Altos Luís Correia, transformação do Delta do Parnaíba em atração turísticas, desenvolver a indústria extrativa vegetal (cera de carnaúba e babaçu principalmente), desenvolver a piscicultura, cobrarmos energia de qualidade já que as formas de alternativas de energia elétrica do Piauí são privilegiadas – eólica e solar, a instalação da Zona de Processamento de Exportação –ZPE, dentre outras melhorias.

Como podemos fazer essa cobrança? A quem devemos pleitear essas mudanças? Desde o momento que começarmos a reivindicar já sairemos da nossa zona de conforto. A escolha adequada de nossas representantes é também uma forma de contribuir para um Piauí melhor. Esse presente é que nosso estado quer receber. Vamos votar com justiça e ética, deixando de lado nossos interesses particulares e efetuarmos escolhas com sensatez. Aquele que estiver compromissado em efetivamente trabalhar é o merecedor de nosso voto.

O Piauí tem filhos ilustres espalhados por esse mundo afora. Muitos deles querem retornar ao seu torrão, sentem saudades do nosso “sertão, das várzeas e chapadas”, da nossa culinária, do nosso povo leal.

Parabenizando ao nosso Piauí por mais um ano de história, concluo esse artigo com uma homenagem ( letra e música) de um piauiense, parnaibano, Cândido Feliciano da Ponte Neto, que reside há mais de 35 anos no Rio de Janeiro, mas que nunca esquece a sua terra natal.

Que saudade eu tenho,

Que saudade eu tenho,

Do meu Piauí.

Minha terra boa

Esse canto entoa

O que eu sinto por ti.

Tens o Parnaíba, ô,ô,ô

Rio que balança

E canto o teu futuro

Piauí querido,

Terra da esperança.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 12/07/2015
Reeditado em 18/05/2018
Código do texto: T5308567
Classificação de conteúdo: seguro