Deu um Branco - EC

Começou as férias das crianças. E como não tenho mais crianças em casa, fui buscar meus netinhos que moram no litoral.

Desde que começou o calendário escolar, toda semana o nenê nos diz:

-  Vou passar as Félias na sua casa, vovô. Pode ser?”

Como é que eu vou dizer que não, não? E quinta- feira, no feriado fomos buscá-los. Alegria total de um lado, do outro preocupação. Medo de que o nenê, de quatro aninhos, sentisse falta dos pais e desandasse a chorar, pois só vamos poder voltar na próxima quinta ou no fim de semana.

Os amiguinhos , sem nem pedir-nos permissão foram pedir aos pais se podiam ir junto, quer dizer, vir conosco para São Paulo. Os pais não deixaram e o chororô rolou forte. Mas graças a Deus foi por uma hora mais ou menos. Logo voltaram a brincar.

- E as mochilas, crianças, onde estão e como estão? Colocaram tudo o que é preciso para uma semana?

-  Maria, não esqueça chinelos, livros, que vai querer ler, escova de dentes, pentes, viu? Agasalho também porque em São Paulo está um frio enorme.

-  Tá, vó. A mamãe já me ajudou. O Di também ajudou a arrumar o que ele quer levar. Está tudo em ordem.

Na saída, os pais fizeram uma montanha de recomendações às crianças. E nós subimos a serra.

Moro num apartamento que não é grande e os visitantes devem ter paciência e se acomodar como dá. Quer dizer dormir em colchões , na sala. E assim foi feito. A noite correu na normalidade.

Na sexta-feira, o Di depois do café da manhã me diz:

- Vó, me dá uma folha em blanco que eu quelo esclevê?

_ Com certeza eu te dou a folha mas, em branco...  não sei não, pois não sei o que é folha em branco. Você sabe?

- Claro que sim. É uma folha sem nada escrito nela.

_ Que bom que você sabe, nenê! Pensei que tivesse te dado um branco e você tivesse esquecido.

- Eu não esqueço nada, vó. Quem vive esqucendo as coisas é a Malia.

- Como assim?

- É sim. Ela falou plá minha mãe e plo meu pai que na plova da escola deu um um blanco e ela tilou nota baixa.

_ E agora?

- E agola, vó, ela ficou de castigo pla estudá, mais e nunca mais tê blanco na escola, né?

A Maria, meio sem jeito, protestou:

- Linguaruado. Precisava fofocar desse jeito?

- Num sô lingualudo, não. Você num teve blanco na escola?

- E você, já teve branco na escola?

- Não né. Eu aprendo tudo que a plofessola ensina. Pulisso quero o papel em blanco plá tleina a letlinha a.

E eu que achei que ele não sabia é que era ter “um branco”! Quem teve um branco fui eu que fiquei como boba rindo como estou ao lembrar a situação.

E fez, com ajuda, uma porção de "letlinha" a.



Este texto faz parte do Exercício Criativo - Deu um Branco
Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/deuumbranco.htm
 
MVA
Enviado por MVA em 13/07/2015
Reeditado em 15/07/2015
Código do texto: T5309627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.