SE NÃO HÁ LETRA... TEM TRETA OU MUTRETRA.

SE NÃO HÁ LETRA... TEM TRETA OU MUTRETRA.

O Brasil não é um país pobre. O povo que é menos favorecido. É um país com mais de oito milhões de quilômetros quadrados em terras contínuas e uma plataforma continental com mais de duzentas milhas marítimas. Segundo as pesquisas somos mais de duzentos milhões de habitantes. Por isso, creio realmente, minha avó tinha razão: o povo não é pobre... É menos favorecido, desde antanho.

Lembro-me que Ulisses Guimarães, na promulgação da nossa Constituição de 1988, frente às câmeras levantou-a e disse: ¨Muda Brasil¨. Entretanto o Brasil, até ontem mudou muito pouco. Mas há esperança. O povo brasileiro é como Jó: tem paciência, tem inteligência e é trabalhador, além da criatividade peculiar a nós tupiniquins, afrodescendentes e imigrantes de vários países do mundo. Mundo este ¨pequenito¨ que vai girando devagar e ensolarado aqui e acolá.

Devemos muito a Napoleão Bonaparte. Devemos outro tanto à Família Real. Agora queremos pagar. Pagar não com sangue e miséria, pobreza. Porém, com trabalho honesto, com honradez e com nossa alegria de sermos brasileiros, onde, ¨Se plantando tudo dá¨, onde o sol é mais brilhante 360 dias no ano, onde não há catástrofe e sim muita esperança em dias e noites melhores. ¨Divinum est opus sedarae dolorem¨ (Divino é a obra de aliviar a dor).

Se há tantos que ganham tanto e vivem na opulência, por quê roubar o que é do povo? Se existem tantos na pobreza extrema, por quê não aplacar suas dores e necessidades? Disse Deus: ¨E viverás com o suor do teu rosto...¨. Trabalhar nunca foi vergonhoso. Trabalhar faz bem à saúde e ao bolso. Trabalhar traz paz e felicidade.

O povo vota, o povo trabalha, o povo sofre. Os idosos trabalharam muito por um país melhor. Os jovens têm fé no futuro. Os iletrados precisam de educação, os doentes precisam de saúde. As crianças necessitam herdar um país forte, desenvolvido com letrados, mestres, doutores. Urge um Brasil sem tretas ou mutretas. Vale o que está escrito. Palavras o vento leva...

F I M.