ODORICOS E SUCUPIRAS

Há um tempo guardada, a crônica abaixo, publicada inicialmente no site Crônicas Cariocas, me fez pensar sobre a situação da nossa Terra Brasilis... Reli o texto e fiquei surpreso (não poderia ficar!!!) Todo o tempo é composto de mudanças. Entretanto, em alguns casos, mudam-se nos nomes, mas não os problemas... Na primeira eleição de Dilma, assim foi a história vista por este cronista...

Serra, Dilma e Marina. Dilma, Marina e Serra. Marina, Serra e Dilma. Não importa a ordem. Não importa o nome. Destinos. Caminhos. Concepções. Um ou outro. Direita ou esquerda ou centro ou coisa nenhuma. Certo ou errado. Qual a cara do Brasil? Qual traçado a fazer? Muitas perguntas e poucas respostas. Muitas dúvidas.

Serra há muito gosta de serrar. Dilma há pouco vislumbra lular. Marina, quieta e ao canto, observa o lular e o serrar.

Um ex-líder estudantil, uma ex-guerrilheira e uma ex-ministra do Meio-ambiente. Ex-passagens. Ex-vidas. Ex-histórias. Candidatos que almejam o amanhã: o Planalto Central. Pós-Brasil. Pobre Brasil.

Pesquisas mostram números. Índices, gráficos, tabelas coloridas dão o tom. Ternos, gravatas, vestidos e maquiagens.

Mas o pobre continua pobre. Mas o rico continua mais rico. Discurso velho? Discurso novo! Milhões de bocas que sentem fome. Corpos cansados do trabalho excessivo e do salário pouco. Taxas e contas e impostos que sufocam e sufocam e sufocam. E os buracos nas ruas e nas estradas e os altos pedágios. E a saúde em frangalhos. E a educação aos farrapos. Catarse? Exagero?

Pesquisas mostram nomes: pessoas e partidos. Coligações. Marina, Dilma e Serra. PV, PT, PSDB, PMDB, PSTU, entre outros pês...

Mas as negociatas continuam as mesmas. Mas as promessas continuam as mesmas. Discurso velho? Discurso novo! Crianças nas ruas. O medo das ruas. O medo nas ruas. Taxas que evidenciam o aumento da criminalidade. E o tráfico a construir as cidades paralelas. E o despreparo e o descalabro a acentuarem os muros invisíveis da desigualdade. Ficção? Bizarrice?

Em mais um ano eleitoral na Terra Brasilis vê-se de tudo: caras e bocas e campanhas estrondosas. Vários Odoricos sonhando com suas Sucupiras. Emboramente a palavra pareça mansa, doce e suave os dentes estão sempre prontos para mastigar mais um pouco do sonho alheio.

Dilma, Marina, Serra, Odorico Paraguaçu. Pessoas e personagens. Mentiras e verdades. Quem imita quem?

CAMPISTA CABRAL
Enviado por CAMPISTA CABRAL em 17/07/2015
Código do texto: T5314043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.