Mensagens que edificam - 80

"Religião versus Ideologia"

Ao contrário do que alguém possa imaginar e defender, religião e ideologia são totalmente paradoxais. A religião tem como característica principal um culto à uma divindade, e isto requer deveres, respeito, reverência, concordância com dogmas, doutrinas e preceitos e por ordem natural uma ligação intrínseca à um determinado grupo ou segmento detentor de um sistemático complexo de ideias pré-concebidas e impostas como verdade absoluta. Isto é autoritário e amordaçador, uma vez que os adeptos religiosos precisam por dever e obrigação proceder de maneira consoante à estes princípios que qualificam a pretensa religião a ser seguida.

A ideologia, na contra-mão de tudo que dissemos até aqui, como o próprio nome é apresentado no dicionário da língua portuguesa, é a ciência da formação de ideias. É um tratado sobre as faculdades intelectuais, e isto não é plural, é pessoal. As convicções ideológicas não devem satisfação à sacerdotes ou mestres, pois possibilitam a liberdade de expressão filosófica, social ou política de maneira individual. A ideologia pode até ser estabelecida por um grupo, movimento ou até mesmo uma sociedade, quando esta se manifesta politicamente, mas por peculiaridade natural, a ideologia, diferente da religião não põe cabresto nas pessoas, antes permite que as mesmas de maneira singular externizem o seu modo de ver com os seus próprios olhos, e não sob a licenciosidade de conceitos pré-estabelecidos por entidades particularmente religiosas. A religião é encarceradora ao passo que a ideologia pode ser libertadora!!!

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 19/07/2015
Código do texto: T5316239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.