DESINTELIGÊNCIA QUÂNTICA

Nos últimos anos tenho lido(pouco) sobre “Coisas Quânticas” e dentre elas, esta mistura de Espiritualidade com Física Quântica.

Sobre a Espiritualidade li bastante, mas não ao ponto de tornar-me um especialista. Tenho lá minhas convicções e muitas divergem frontalmente de algumas correntes do Espiritualismo.

Entretanto, estas divergências decorrem do próprio ensinamento do Espiritualismo que nos instiga a pesquisar mais. Mas eu não resisto à tentação de falar sobre Espiritualidade e Física Quântica.

O que é Física quântica? Sabia antes e hoje já não sei mais. E digo por quê: Para mim estava mais ou menos claro que Física Quântica estudava o comportamento das partículas subatômicas. E neste meio, um cientista chamado Heisenberg lançou O Princípio da Incerteza que, no frigir dos ovos, não se poderia saber alguma coisa de forma definitiva(com relação à posição de uma partícula). Criou até uma fórmula. Já não entendi mais nada. Como criar uma fórmula matemática da Incerteza. Estranho. Tudo bem, cientista é assim mesmo, é tudo meio maluquinho. Pelo que sabia até então, dentro da Física Quântica, as possibilidades são muitas.

A gente avançou muito na eletrônica no século 20 e agora agradecemos a Física Quântica. No início não foi assim. A palavra Quântica nem era citada. Hoje esta palavra serve pra um monte de coisas. Virou moda.

O Espiritismo passou parte do século 20, lançando milhares de psicografias de centenas de autores, e nenhum deles referiu-se a esta questão e nem sequer conheciam o termo Quântico. No século 21 surgiu uma novidade: A proximidade entre o Espiritismo e a Física Quântica. Já não sei mais nada. Devo voltar aos bancos escolares. Não pra estudar Espiritismo e sim pra aprender o que é Física Quântica.

Entretanto, tenho uma convicção e que é bem tranquila da minha parte: Jamais tratei as coisas físicas como coisas não físicas. Cada coisa no seu lugar. O que é objetivo não pode ser subjetivo.

Para alguns espíritas a aura foi substituída por um campo quântico. E que o homem é um ser quântico. Tudo bem, se eu tenho as minhas convicções, outros podem ter as suas, e estamos conversados. E a pergunta que não cala na minha mente: - Não estará havendo uma confusão?

Reporto-me ao que alguns escritores e cientistas dizem que, a Ciência Quântica é a ciência das muitas possibilidades. Fazer com que o Espiritismo abarque esta Ciência, é fazer com que o Espiritismo seja de muitas possibilidades e aí, “babaus” para as convicções espíritas.

É certo que o Espiritualismo e o Espiritismo foram construídos com a argamassa do Catolicismo e tem o Cristo como um exemplo de conduta. Até aí tudo bem. Aceito sem a menor cerimônia. No entanto, se criarmos um complicador a mais para a compreensão de algo tão singelo como, amai-vos uns aos outros como vos amei ou, quem não tiver pecado que atire a primeira pedra, talvez nos desviemos do caminho. O que há de tão complicado em “amar os nossos semelhantes”?

Será que teremos que voltar aos bancos acadêmicos, estudar Física Quântica pra poder entender o Sermão da Montanha? Acredito que não.

Jamais falarei sobre Física Quântica, pois dela entendo muito pouco, ou quase nada. Entretanto, se Cristo afirmou que devo ter amor ao próximo, pra mim está claro: Devo ter amor ao próximo. Pronto.

E, graças a Deus que esta parte do Espiritismo eu aprendi.

SÉRGIO CLOS