Mensagens que edificam - 82

Para meia hora de conversa fiada eu corto caminho e ando se necessário for uma hora inteira ou mais. Haja paciência, e ao que parece isso já é algo escasso quando a tentativa de se fazer ser compreendido parece tempo perdido. Nunca é exagero dizer que as pessoas gostam de ser enganadas, e que têm necessidade de compor uma situação de charlatanismo. Prova disso é como estas "igrejas" cheias de maluquices crescem da noite para o dia, e nisso se percebe o quão na escuridão está uma grande multidão que diz estar fazendo a obra e caminhando para o céu. E é justamente sobre estas duas coisas que eu gostaria de falar, afinal o que é exatamente estar fazendo a obra e que obra é essa? Considerando que qualquer atividade seja uma possível obra, também é natural admitir que estar disseminando mentiras e contos mitológicos e mirabolantes seja estar fazendo a obra. Devo confessar que isto é algo que não me apetece, quando sei que o que de facto acontece é em vez de estar fazendo bem às pessoas é estar levando-as à atitudes de separatismo e convicções errôneas de que estas estão certas e quem não partilha do mesmo pensamento está fadada à perdição e ao inferno. E é bem desse jeito, porque o céu foi feito para elas. O resto anda perdido e ainda não foi alcançado. Saber que um dia fiz parte desse mundo tacanho onde se mede os outros não pelo exato tamanho, mas pelo quanto se entrega à essas convicções de algo que convém ignorar a rima e deixar a assertiva seguir o curso da linha de pensamento de quem já não joga ninguém em nenhuma fornalha de fogo ardente, nem manda que Jeová trate com este ou aquele herege. Deste mar de confusão não me interessa nem a maresia, só tenho a agradecer não ter naufragado nem ficado à deriva. Não dever nada à ninguém, muito menos satisfação me traz um prazer indescritível. O tempo perdido? Talvez nem tenha por todo sido totalmente perdido, uma vez que quando eu pensava que era um alcançado descobri que fui realmente achado quando descobri a mim mesmo. Minhas convicções, minhas ideias, minhas conclusões e minhas cefaleias são a resposta de perguntas que gritavam e eu simplesmente fingia não ouvir, ou por conveniências inúteis me permitia por mais um dia ser tolerante com o intolerável. Se assim fui, hoje sou o que sou e o que já era não me traz nem um pouco de saudade, mesmo considerando a perda de muitas amizades mas a conquista de uma realidade que transformou minhas noites mais sombrias nos mais claros dos dias.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 23/07/2015
Reeditado em 23/07/2015
Código do texto: T5321167
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.