CARÊNCIA HUMANA

Eu tenho observado durante esses anos, que são muitos, o quanto estamos bem servidos de apoio espiritual.

Não há como negar que, para onde nos viremos, existe uma igreja, um templo, um centro de apoio espiritual, uma sinagoga, um terreiro, uma casa espírita, etc. E mais, sempre temos um vidente, um guru, um Pai Qualquer coisa, uma Mãe qualquer Coisa, sempre nos querendo fazer o bem, certamente mediante uma recompensa financeira.

Não raramente encontramos um Templo Evangélico ricamente decorado no qual os pastores não raramente muito ricos nos “instruem” sobre os ensinamentos da Bíblia Católica, num entendimento que é só deles em um fundamentalismo muitas vezes perigoso. Uma compreensão muitas vezes equivocada, inferindo que a felicidade espiritual vem sempre acompanhada da felicidade material e vice versa.

No Templo Budista nos ensinam sobre a nossa capacidade infinita e que tudo podemos, e mais, que não há pecado. Para outros, somos eternos pecadores. Entretanto, existem os que já possuem o Seu Salvador, outros esperam por ele. Para alguns, temos um carma para resgatar e que, se fizermos tudo direitinho, na outra vida seremos mais felizes, sem termos sequer nenhuma noção do que é a outra vida.

Talvez o excesso de Espiritualidade e Salvação no mercado tenha nos causado alguma confusão.

Evidentemente, há que se respeitar a crença de todos os povos e há que se respeitarem todos os Livros Sagrados.

Se os extraterrestres lessem os nossos Livros Sagrados e todos os milhares de provérbios de todas as nacionalidades, concluiriam que somos um planeta de compreensão, riqueza e felicidade plena em todos os cantos.

Os provérbios chineses, indianos, tibetanos, árabes e outros mais recentes são a chave para o paraíso. As Parábolas de Cristo é solução para todos os nossos conflitos. Sem contar com Buda, Confúcio, Lao Tsé, etc.

A esmagadora maioria de nossos mestres, além de ditarem as normas de boa conduta, foram exemplos. E depois de tanto ler e observar estas condutas, nós ainda não saímos da estaca zero.

Quando saímos da Igreja ignoramos o mendigo que está na porta e lá na esquina maltratamos um animal.

Pregamos a caridade de Cristo, mas cerramos as portas para os desvalidos.

Cultuamos tanto o nosso senhor Jesus nos Templos Evangélicos, mas não somos capazes de visitar nossos idosos nos asilos.

Rezamos insistentemente o nosso mantra budista, mas não somos capazes de sermos bons pais e bons cidadãos.

Entramos em contato espiritual com a natureza em diversos cultos, no entanto, continuamos poluindo desmedidamente.

Não somos carentes de alternativas espirituais, pois, para nós humanos existe um banquete a nossa disposição de “Coisa Espiritual”. É o que mais tem, para todos os gostos e tendências. E nada disso adiantou até agora!

O que nos falta é o entendimento.

Somos carentes de compreensão.