Pensador-Trabalho

Andava numa praça calmamente, apenas observando o movimento. Apenas observando a alegria nos rostos daquelas crianças que, sequer entendiam o mundo. Como isso é belo!

De repente, um garoto sentou ao meu lado. Ficou observando tudo, e depois de alguns minutos, ela começou a falar:

-Meu pai quer que eu trabalhe... Quer que eu ajude a nossa família...

Não estava interessado na conversa, então falei sem muito entusiasmo

-Que bom.

-Mas eu não quero...- disse isso e baixou a cabeça.

Pensamentos como "que garoto preguiçoso" e "não seja um inútil, faça algo da vida!" vieram a minha mente. Não pude me conter, então falei,de forma muito séria:

-Ora garoto! Você deve ajudar a seu pai, deve fazer algo da vida. Não deve ser só mais um vagabundo que nunca fez esforço para nada!- assim que vi a lágrima que caíra de seu rosto, pude ver medo em sua expressão, medo do mundo, medo da vida. Havia insegurança em seu coração- Me desculpe.

-Para que serve um trabalho?- ele me surpreendeu depois de alguns instantes.

Me deparei com uma pergunta simples, mas mesmo assim, não conseguia explica-la.

-Bem- comecei a explicar sem muita segurança no que dizia- o trabalho é o seu "ganha-pão", te ajuda a possuir coisas das quais precisa. Também, para alguns, é algo que afasta os problemas e as negatividades ao redor, mas isto só ocorre quando é feito com prazer e boa vontade. O que acontece raramente, já que nem todos tem o que precisam para exercer certas profissões.

-É - ele começou a falar- você trabalha a vida toda, e o que você ganha?

- Dinheiro- a pergunta era retórica, respondi mesmo assim.

- Verdade, você ganha dinheiro... Dinheiro que não compra tudo o que o emprego tirou de você.

Ele saiu e me deixou lá sozinho, apenas refletindo sobre nossa breve conversa.

Será que para ser feliz temos que abandonar nossos conceitos sobre a nossa sociedade? Ou temos que abandonar nossa alma de criança e nos encaixar no mundo?

Luz Santana
Enviado por Luz Santana em 29/07/2015
Código do texto: T5327903
Classificação de conteúdo: seguro